quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaMauro Vieira irá ao Senado em março debater crise diplomática com Israel,...

Mauro Vieira irá ao Senado em março debater crise diplomática com Israel, diz presidente de comissão

No último domingo, Lula comparou a resposta de Israel, na Faixa de Gaza, contra ataques do Hamas ao extermínio de judeus por nazistas liderados por Adolf Hitler. A declaração provocou fortes reações israelenses, e o governo do país declarou o petista “persona non grata”.

Renan Calheiros disse que convidou Mauro Vieira para debater a crise em uma audiência na CRE e que o chanceler se “prontificou” a comparecer na primeira semana de março.

“Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais”, declarou o emedebista.

Renan é aliado do governo e, com o movimento, enfraquece uma articulação de parlamentares da oposição que querem convocar Mauro Vieira.

Convocação é um ato político mais grave e, quando ocorre, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. Caso contrário, pode incorrer em crime de responsabilidade.

Convites são vistos pela classe política como instrumentos mais brandos, e o comparecimento do ministro não é compulsório.

Nesta segunda (19), Mauro Vieira convocou o embaixador Israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião de reprimenda no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Em outra frente, o governo mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil.

As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS