Da Redação Avance News
21 de Fevereiro de 2024 às 14:36
Quantidade de material reciclado corresponde a cerca de 17 mil papéis e 2,38 metros lineares
Nesta terça-feira (20/02), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) destinou à reciclagem 95 kg de papéis de documentos arquivados entre os anos de 2003 e de 2012 a 2017, e que cumpriram a tabela de temporalidade. A quantidade de material reciclado corresponde a cerca de 17 mil papéis e 2,38 metros lineares.
Esta tabela determina o ciclo de vida dos documentos produzidos e recebidos por um órgão, determinando os seus prazos de guarda no arquivo (corrente, intermediário ou permanente) e/ou eliminação. Os prazos desta tabela são estabelecidos por Legislação, conforme explicação da gerente de Protocolo Geral da Politec, Natallia Louyse Bergmann Salis.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto. No caso do papel, o reaproveitamento do mesmo evita o corte de árvores, reduz o consumo de água e eletricidade e ainda emprega pessoas no processo de reciclagem.
Com esta consciência, a Politec incentiva os seus servidores e colaboradores a não descartarem no lixo o papel comum do tipo A4 utilizado. Os mesmos são guardados nos setores para picotagem e reciclagem.
“A classificação dos documentos é de suma importância, para que os documentos de comprovação da área finalística não sejam descartados de maneira errônea. A equipe de Gestão de documentos da POLITEC tem trabalhado arduamente para revisar todos os documentos que estão sendo descartados para que não ocorra uma destinação incorreta”, afirmou a gerente.
Também ajudou na eliminação a colaboradora do Protocolo da Politec, Daniela Silva de Matos: “É muito bom trabalhar ajudando a preservar o meio ambiente”, comentou Daniela
Para a eliminação realizada na última terça (20/02/2024), foram cumpridos todos os ritos processuais, constantes no processo de eliminação 003/2023. Ainda serão realizados mais três eliminações neste ano.