O prefeito José Carlos do Pátio participou na noite desta quarta-feira (26), no auditório Teodoro Medrado, na Paróquia São José Esposo, de uma reunião com representantes do Condivo – Conselho de Desenvolvimento Distrital da Vila Operária e demais lideranças comunitárias para a preparação da tradicional comemoração do “Mês da Comunidade”, que é celebrado todo mês de maio.
Entrevistas com o prefeito Zé do Pátio e 0 presidente do Condivo, Mauro Campos….
O presidente emérito e criador do Codivo, Padre Lothar Bauchrowicz, por questão de saúde, não participou da reunião que foi conduzida pelo ex-vereador e presidente da instituição, Mauro Campos.
Como tem feito, em todas as suas gestões a frente da Prefeitura e até mesmo nos tempos de parlamentar municipal e estadual, Pátio participa, prestigia e ajuda a comunidade nessa campanha. E desta vez não será diferente, como ele mesmo fez questão de reforçar. “Eu quero aqui dizer que toda a minha vida política foi iniciada aqui na Vila Operária, sob a influência do meu líder maior, e meu mentor político, o Padre Lothar”, disse o prefeito.
Pátio ressaltou que “se hoje a grande Vila Operária está toda asfaltada, está praticamente com 100% de rede de esgoto, de água tratada, e universalizando a educação infantil, devemos ao Condivo. E falar em Condivo é falar no Padre Lothar! E eu quero aqui parabenizá-lo! Pois na minha opinião, ele é a maior autoridade que este município já teve. Eu quero também parabenizar o líder comunitário Mauro Campos que está dirigindo o Condivo hoje, e nós não podemos perder essa tradição de comemorar o Mês da Comunidade aqui na Vila Operária. O nosso padre está prestes a completar 87 anos (01/06), continua firme e convicto, defendendo as suas políticas sociais, e nós continuamos aprendendo com ele. Foi ele quem nos ensinou tudo isso”, pontuou o prefeito.
Ainda conforme Pátio, o padre ensinou que a educação infantil e de adultos é a melhor ferramenta de transformação e formação dos cidadãos, e dos futuros cidadãos. Lothar também ensinou a priorizar a moradia através de políticas habitacionais, já que ele mesmo construiu em regime de mutirão, mais de 3 mil casas para as populações mais humildes e carentes da cidade, e ainda manteve por anos, mais de 40 creches coordenadas pela Cáritas Diocesana na cidade.
O prefeito chegou a dizer que “os gestores precisam sair da casinha e do conforto do ar-condicionado e ir até as comunidades levar pito e ouvi-las e descobrir o que as comunidades precisam, pois são elas que conhecem de verdade os problemas e as necessidades de cada um. E nós estamos aqui hoje para ouvir e na medida do possível, procurar atendê-las”, explicou o prefeito.
Na visão do gestor, a Vila Operária é muito politizada em razão da ação do Padre Lothar e do Condivo, pois eles sabem o que querem e são muito organizados.
DEMANDAS
O presidente do Condivo Mauro Campos, apresentou e entregou uma pauta com cerca de 32 demandas destinadas a várias secretarias, como: Setrat, onde foi solicitada a sinalização das ruas do distrito; Sinfra com pedidos de várias obras estruturantes; Coder através de limpeza de áreas públicas; Saúde, Meio Ambiente, Sempras, Agricultura, Esportes e Lazer e, Educação.
Além destas Secretarias, a reunião também contou com a participação de representantes do Rotary Clube de Vila Operária e Uramb.
Entre as dezenas de pautas apresentadas, a Campanha de Conscientização de Trânsito através do “Maio Amarelo”, será desencadeada na região da Grande Vila Operária, bem como foi reforçado o pedido de sinalização horizontal e vertical das ruas dos bairros do distrito.
O prefeito assinou o recebimento das demandas e se comprometeu em atender a maioria delas, já que algumas, não eram de competência do município e sim do Governo do Estado.
Também ficou definido na reunião que no próximo dia 28/05, a comunidade vai se reunir para comemorar o aniversário do padre que será no dia 01/06, e na oportunidade o prefeito fará uma espécie de prestação de contas das ações relativas as demandas apresentadas e vão comemorar o aniversário do líder religioso.