Da Redação Avance News
Um dos diretores de cinema mais conceituados da atualidade pela crítica especializada é o canadense Denis Villeneuve. Praticamente, todos os seus filmes foram bem recebidos pela imprensa.
Ao longo dos anos, uma grande parcela do público também tem reconhecido o diretor, que acabou conquistando uma legião de fãs.
Leia mais:
Com base nas avaliações dos principais sites de cinema e agregadores de crítica, selecionamos os cinco filmes de Denis Villeneuve mais bem cotados pela crítica especializada.
Blade Runner 2049 (2017)
- Disponível para assinantes da Netflix.
Villeneuve dirigiu essa sequência tardia da cultuada ficção científica “Blade Runner” (1982). O filme foi aclamado pela crítica; no entanto, não teve o desempenho esperado nas bilheterias.
Trinta anos após os eventos do primeiro filme, o blade runner K (Ryan Gosling) descobre um segredo que pode abalar o que resta da sociedade. A descoberta o leva a uma missão que aparenta estar ligada a Rick Deckard (Harrison Ford), o blade runner do longa anterior.
O elenco ainda conta com Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Robin Wright, Mackenzie Davis, Carla Juri, Lennie James, Dave Bautista e Jared Leto.
- Rotten Tomatoes: 88%
- Metacritic: 81/100
- IMDb: 8,0/10
- Letterboxd: 4,1/5
Sicario: Terra de Ninguém (2015)
- Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.
Filme de ação e suspense policial, “Sicario” traz uma abordagem com uma pegada “naturalista”.
O filme segue uma agente do FBI (Emily Blunt) recrutada por uma força-tarefa do governo dos Estados Unidos para ajudar na luta contra um cartel de drogas na fronteira com o México.
Ela se une a um agente da CIA (Josh Brolin) e a um misterioso consultor (Benicio del Toro).
- Rotten Tomatoes: 92%
- Metacritic: 82/100
- IMDb: 7,7/10
- Letterboxd: 4,0/5
A Chegada (2016)
- Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.
Ficção científica aclamada pelo público e crítica, “A Chegada” recebeu 8 indicações ao Oscar e levou uma estatueta. O filme é estrelado por Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker.
Na trama, uma renomada linguista (Amy Adams) é recrutada pelos exércitos dos EUA para decifrar a forma de comunicação de uma raça de alienígenas que chegou à Terra.
Confira as notas nos principais agregadores de crítica e público:
- Rotten Tomatoes: 94%
- Metacritic: 81/100
- IMDb: 7,9/10
- Letterboxd: 4,1/5
Incêndios (2010)
- Disponível para alugar no Reserva Imovision.
Produção canadense, “Incêndios” é uma adaptação da peça homônima escrita por Wajdi Mouawad. O filme segue dois gêmeos que, após a morte de sua mãe, recebem duas cartas postumas.
Eles têm a tarefa de levar as cartas ao pai e outro irmão que nunca conheceram no Oriente Médio, na terra natal da mãe. Lá, eles presenciam uma brutal guerra civil.
O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2011.
- Rotten Tomatoes: 91%
- Metacritic: 80/100
- IMDb: 8,3/10
- Letterboxd: 4,4/5
Duna: Parte 2 (2024)
Sequência de “Duna” (2021), este filme também adapta o primeiro livro da série de romances de ficção científica de mesmo nome escrito por Frank Herbert. “Duna: Parte 2” encerra os acontecimentos do livro de 1965 iniciado pelo longa anterior.
O filme segue o protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet) enquanto ele se une a Chani (Zendaya) e o povo Fremen para guerrear contra os Harkonnens.
- Rotten Tomatoes: 94%
- Metacritic: 79/100
- IMDb: 9,0/10
- Letterboxd: 4,6/5