Da Redação Avance News
28 de Abril de 2023 às 18:00
Iniciativa busca valorizar e reconhecer o trabalho dos servidores que atuam nas unidades prisionais em MT
Durante a solenidade, que contou a presença de familiares, placas com o emblema da Polícia Penal foram entregues a cada um dos homenageados: Luís Gonzaga Coelho de Miranda, Benedito Carlos de Jesus, Marcilio Antonio da Silva, Carlos Kleber Paes de Barros, Vania Pereira de Souza, Edson Luís de Arruda Pinto, Eva dos Santos Gonçalves, Amaury Benedito Paixão das Neves e Elizabeth Ourives de Campos. Quatro deles não compareceram em razão de viagem.
Ao longo de sua carreira, Elizabeth Ourives, 57 anos, Beth como é conhecida entre os colegas, destaca algumas mudanças pelas quais o sistema penitenciário, especialmente, a partir de 2012.
“Essa transformação começou com a implantação, por meio da Escola Penitenciária, das práticas Agepens (atividades teóricas e práticas operacionais para preparar os novos agentes em suas funções diárias). Na época, eu estava à frente da diretoria da Escola Penitenciária e capacitamos 1.050 servidores do sistema. A partir daí mudanças começaram a acontecer. Passamos por capacitações, a ter o direito de portar arma, a ter um procedimento padrão e operacional dentro do sistema penitenciário de Mato Grosso e hoje estamos equiparados às forças de segurança”, ressalta.
Após esses 30 anos de dedicação à atividade, Beth decidiu se aposentar. “Hoje estou aposentada, mas costumo dizer que saí do sistema, mas o sistema não saiu de mim e onde os seus olhos correram eu sou o sistema penitenciário”, comentou.
Marcílio Antonio, 62 anos, também sentiu-se agradecido pelo trabalho reconhecido. Ele lembra que começou na função junto com o colega Benedito Carlos, 53 anos, em março de 1993, e que iniciativas como estas servem como motivação profissional. “Nesse período, tivemos muitos colegas que Deus recolheu, nós temos prazo de validade nessa terra, e alguns, infelizmente, se perderam na caminhada e estar aqui é muito gratificante”, disse.
Segundo o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, a iniciativa busca a valorização e reconhecimento do trabalho do Policial Penal. “São servidores que prestam um serviço essencial e este é um momento de reconhecimento por todos os anos dedicados ao Estado e à sociedade mato-grossense”.