Será lançada nesta terça-feira, dia 26/03, a Campanha “Leão Tem Coração”, que tem como objetivo incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e para o Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa (FUMAPPI), no ato de sua declaração anual.
O lançamento começará às 18h30 no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACITS) e contará com palestra do contador Claudemir Inacio Paulus, delegado da 16ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade de Tangará da Serra.
A Campanha é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), com apoio da Prefeitura Municipal, através do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
A campanha tem por objetivo fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e para a pessoa idosa, promovendo e fortalecendo o desenvolvimento de programas e ações sociais aptas a receberem recursos do FMDCA e do FUMAPPI.
A destinação pode ser feita até o dia 31 de maio de 2024, prazo final para a declaração. Para participar basta que o cidadão que fizer a sua declaração do imposto de renda comunique seu contador ou escritório de contabilidade para efetuar a doação.
Os tangaraenses podem destinar parte do seu Imposto de Renda devido (imposto a pagar) inclusive o retido na fonte, sendo para pessoa física permitido o percentual de 3%. Basta escolher esta opção durante o ato de declaração no site da Receita Federal.
A campanha recebe atenção especial da Primeira-dama do Município, Silvana Ló Masson, que é coordenadora do GPPM e Vice-presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), engajada na causa desde 2021 quando ela criou a homenagem aos contadores no Dia do Contador, 22 de setembro. A partir de então as arrecadações aumentaram.
“Este gesto foi de reconhecimento pela parceria destes profissionais que trabalharam para que a arrecadação do imposto de renda da pessoa física ficasse em Tangará da Serra. Ficou evidente que o investimento para melhorar a arrecadação trouxe resultados expressivos, tivemos um aumento de 205%, comparando 2020 a 2022”, destaca Silvana.
A Campanha “Leão Tem Coração” será veiculada na mídia convencional (emissoras de rádio e TV, jornais e sites) e nas mais diversas plataformas digitais em formatos acessíveis e com linguagem simples e direta, visando sensibilizar os possíveis doadores a fazerem sua parte e contribuir com os dois fundos que atuam em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e idosos.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação