Da Redação Avance News
A vida no campo impõe desafios e ensinamentos diários aos produtores. Mas um agricultor na aldeia de Kostolná-Záriecie, na Eslováquia, nunca imaginou que arar o campo pudesse lhe causar tanto espanto.
Ele encontrou por acidente uma relíquia da Segunda Guerra Mundial em suas terras. No começo, imaginou ser apenas uma pedra, mas após a escavação do objeto peculiar, percebeu que era a metade inferior de um ninho de metralhadoras.
O que são?
Os ninhos de metralhadoras, também conhecidos como kugelstand ou kugelbunker, eram estruturas de concreto armado em formato esférico, projetadas para abrigar metralhadoras com segurança e firmeza em posições protegidas.
Segundo informações da Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia, especula-se que até mil desses artefatos tenham sido implantados em todo o país durante a guerra, muitos deles na capital, Bratislava.
Após o conflito, a maioria foi destruída, enquanto alguns foram reaproveitados como vasos de flores ou reservatórios, e outros permaneceram em seus locais originais.
Após a descoberta pelo agricultor e as devidas escavações, o artefato danificado foi transferido para o Museu Trencín, onde está agora preservado como parte do patrimônio arqueológico da Eslováquia, protegido pela legislação de monumentos históricos do país.