Da redação do Semana7
Destaque em Mato Grosso após zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, o município de Torixoréu, localizado no Vale do Araguaia, recebeu nesta segunda-feira (1º) a visita técnica do diretor do Gabinete Provincial da Saúde do Huambo, em Angola, Lucas António Nhamba. O encontro teve como objetivo a realização de um intercâmbio de informações para fomentar o ensino e pesquisa no país da África Central.
A equipe também composta pelos diretores Sabino Colino Ramiro Adão, do Centro de Reabilitação do Huambo, e Orlando Justo Chipindo, do Hospital Municipal de Caala, foi recebida no centro de reabilitação do município pelo secretário de Saúde de Torixoréu, Magno Vieira, além do prefeito Thiago Timo e do vice José Wilton Inácio de Carvalho.
O gestor municipal de saúde comentou sobre a visita técnica e expressou sua expectativa. “Para nós foi muito gratificante recebê-los. Espero que Torixoréu possa contribuir com Huambo e vice-versa, e que se aumente a troca de experiência na área de saúde entre Brasil e Angola”, disse Magno Vieira.
Após a visita ao centro de reabilitação de Torixoréu, a equipe de diretores de Angola também passará pelos departamentos de saúde CER – Centro de Reabilitação e Nadef – Núcleo de Atenção ao Deficiente, em Goiânia – GO.
Investimentos na saúde
Além do destaque pela performance no programa Fila Zero, o trabalho feito na área da saúde em Torixoréu foi elogiado durante o 1º Congresso Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso 2024 e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento reuniu secretários de Saúde de todos os 142 municípios do Estado e contou também com a presença do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Entre os principais investimentos feitos pela atual gestão de Torixoréu estão a reforma e ampliação do Hospital São João Bosco e as mais de mil cirurgias eletivas realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. Esses procedimentos beneficiaram cerca de 20 municípios da região do Vale do Araguaia.