A cidade de São Paulo enfrenta uma situação preocupante com a disseminação da dengue,
conforme apontado pelo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (29). De acordo com os dados apresentados, todos os bairros da capital paulista estão agora em estado de epidemia da doença.
Na semana anterior, bairros como Jardim Paulista e Moema não estavam inclusos na lista de áreas epidêmicas de dengue, uma vez que apresentavam menos de 300 casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes.
No entanto, a situação mudou drasticamente nesta segunda, levando esses dois bairros a integrarem a lista de áreas epidêmicas.
SP em estado de emergência
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) já havia decretado estado de emergência em março,
quando a taxa de casos atingiu o patamar de 414 por 100 mil habitantes. Desde então, a situação vem se agravando, culminando agora na inclusão de todos os bairros da cidade na condição de epidemia de dengue.
Os dados revelam que a capital paulista registrou um total de 105 mortes por dengue somente neste ano de 2024.
Entre os bairros com maiores taxas de casos de dengue,
destaca-se a Vila Jaguara, que apresenta mais de 10,5 mil casos confirmados para cada 100 mil habitantes. Moema, por sua vez, registra um índice de 304,1 casos por 100 mil habitantes.
O aumento de casos de dengue também é evidenciado pelos números apresentados no boletim epidemiológico desta semana, que indicam um crescimento de 21,5% em relação à semana anterior. Os casos saltaram de 181.020 para 220.029.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.