Da Redação Avance News
Tudo sobre Inteligência Artificial
A Amazon segue apostando na inteligência artificial (IA) empresarial ao lançar o Q, seu próprio chatbot de IA. Ele foi anunciado em novembro, sendo disponibilizado para pequeno grupo de usuários.
Já em postagem recente, o CEO da Amazon, Andy Jassy, disse que levar o Q para mais pessoas vai ajudar a resolver problemas de desalinhamento para os desenvolvedores.
Leia mais:
Como funciona o Amazon Q
- Conforme o The Verge, o Q serve como assistentes para usuários do Amazon Web Services (AWS);
- Ele aprende com os dados e fluxos de trabalho de uma empresa para seus funcionários tenham como fazer perguntas acerca de seus negócios e companhia;
- A Amazon informa também que os usuários da corporação que tenha o AWS com o Q podem perguntar sobre codificação, informações de RH ou logística.
Foco da Amazon em IA empresarial
Assim como boa parte dos negócios lançados na AWS, a Amazon tem voltado sua IA para outros negócios. Ela opera o Amazon Bedrock, biblioteca de modelos nos quais as empresas podem acessar grandes modelos de linguagem da companhia, junto a outros modelos populares de IA de código aberto, tais como Llama 3, Claude 3 e os da Stable Diffusion. Outros usos do Q também foram voltados a desenvolvedores e empresas.
Dezenas de milhares de nossos clientes, de diferentes setores verticais até startups, já estão construindo e inovando em cima do Bedrock como base para sua estratégia de IA generativa.
Swami Sivasubramanian, vice-presidente de inteligência artificial e dados da AWS, ao The Verge
Entre esses clientes, estão GoDaddy, National Australia Bank, Sun Life e Toyota Connected North America, esta última responsável por plataformas baseadas em nuvem para a montadora.
Novos recursos adicionados ao Q
A empresa de Jeff Bezos informou também que adicionou mais recursos ao Q antes de liberar a todos.
O Amazon Q Developer dá assistência de codificação, testes de apps, verificação de segurança e solução de problemas. Isso significa que os desenvolvedores podem pedir ao chatbot que listem seus recursos da AWS para ver quanto poder de computação possuem, ou chamar agentes de IA que executam tarefas de forma autônoma, como atualizações de software ou documentação de código.
Outro novo recurso é o Amazon Q Apps, que procura facilitar a construção de aplicativos generativos baseados em IA, mesmo para funcionários inexperientes no ato de codificar. A companhia informou que basta os usuários descreverem, em comando, o tipo de aplicativo que desejam, e o Q gerará o app desejado.
A Amazon lançou ferramentas de IA que os consumidores podem utilizar, mas boa parte delas está indexada no site de varejo da Amazon. Em fevereiro, ela também lançou o Rufus, assistente de compras com IA que permite aos clientes perguntar sobre produtos.
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!