Cidade turística e muito buscada no roteiro de quem gosta de uma diversão, Barra do Garças não é só um lugar para aqueles que buscam entretenimento. Nos últimos anos, o município mostrou que também é o ambiente perfeito para as pessoas que querem encontrar oportunidades profissionais.
Com um cenário de crescimento promissor, Barra do Garças é a mais importante geradora de empregos do Araguaia e está entre os municípios mais propícios para a criação de pequenos negócios.
Seguindo a vocação que a cidade tem para o trabalho, a Prefeitura Municipal de Barra do Garças também tem valorizado o servidor público e, nos últimos anos, colocou fim aos conflitos sindicais.
Geração de emprego
No último ano, foram registradas mais de 11 mil contratações no município, número que o colocou em 1º lugar entre os 30 municípios da região do Araguaia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e colocam Barra do Garças na frente das cidades vizinhas, além de ocupar a 13ª posição no ranking estadual.
A projeção para 2024 é que a empregabilidade seja ainda melhor. Só nos dois primeiros meses do ano, a cidade passou a marca das 3 mil admissões, valor consideravelmente mais alto que o mesmo período dos quatro anos anteriores e que coloca o município entre os 10 que mais empregou em Mato Grosso.
No saldo de admissões, quando subtraídos o número de desligamentos, Barra do Garças fica em 4º lugar no estado.
Isso mostra que Barra do Garças superou o problema de emprego ocasionado por três anos de pandemia da Covid-19.
Empreendedorismo
E quem não está na formalidade da carteira assinada, está empreendendo. Em 2023, Barra do Garças também foi destaque na criação de novas empresas. Foi um saldo de quase 650 pequenos negócios abertos ao longo do ano passado o que colocou o município entre os 10 maiores criadores de empresas de Mato Grosso, nas modalidades microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI).
Os pequenos negócios são fundamentais para a economia do Brasil, uma vez que se responsabilizam pela criação de grande parcela dos empregos, além de participação significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Valorização ao servidor público
No serviço público municipal, o diálogo com os servidores e com as representações sindicais foram fundamentais para a conquista de reivindicações importantes do setor. Uma delas foi a progressão funcional, um assunto engavetado há anos e resolvido devidamente a partir de 2021, com a elevação no nível dos servidores efetivos.
Esse trabalho da gestão municipal resolveu os conflitos com os sindicatos e iniciou um tempo de valorização dos servidores, que incluiu reajuste salarial, pagamento antecipado do salário e mais atenção ao preparo das equipes, com capacitações frequentes.
Foi o fim das greves, da insatisfação dos servidores e o início do reconhecimento do funcionalismo público como um pilar fundamental para a prestação eficiente dos serviços à população.