Da Redação Avance News
O risco é moderado para alagamentos no Extremo Oeste e Litoral Sul, com volumes de chuva entre 30 e 60 mm. Temporais isolados com granizo também são possíveis.
De acordo com o Climatempo, entre a noite de sexta e a madrugada de domingo (19), a passagem de uma frente fria intensificará as chuvas em todo o estado.
O risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é alto nas áreas em laranja do mapa, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde. Os acumulados de chuva podem chegar a 100mm nas áreas de maior risco.
A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos e atividades ao ar livre durante os temporais.
Chuvas no Nordeste
Além de Santa Catarina, o litoral da costa norte do Nordeste também enfrenta condições climáticas adversas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. Este sistema favorece a entrada de umidade e a formação de nuvens carregadas na região.
- Sexta-feira, 17 de maio: O céu ficará encoberto, com pancadas de chuva fortes e rajadas de vento acima de 70 km/h entre o litoral de Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Em Salvador, Ceará, Piauí e Maranhão, as chuvas moderadas a fortes serão frequentes, intercaladas com períodos de melhoria.
- Sábado, 18 de maio: Muita nebulosidade e chuva ao longo do dia, com maiores volumes esperados em Recife, Maceió e Aracaju. Na Paraíba, Rio Grande do Norte e costa norte, as pancadas ocorrerão no fim do dia, enquanto em São Luís, as chuvas rápidas ocorrerão pela manhã, seguidas de períodos de sol.
- Domingo, 19 de maio: A intensidade da chuva diminui no litoral da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. As temperaturas permanecerão altas, especialmente até o meio da tarde.