quinta-feira, 28 novembro 2024
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Microcarro elétrico de um lugar pode ser solução para estacionar em grandes cidades

Da Redação Avance News

Nas grandes cidades, carros grandes como os SUVs costumam transportar apenas um ocupante, ocupam espaço e ainda sofrem na hora de estacionar. Então, por que não dirigir um veículo de apenas um lugar, que se move mais facilmente nas ruas movimentadas e que ainda tem vaga garantida em quase qualquer lugar?

Foi isso que o designer de mobilidade italiano Andrea Mocellin e a consultoria de engenharia Dexet Technologies pensou na hora de construir o Zigy, um microcarro elétrico que promete ser “feito sob medida para o deslocamento urbano”.

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Microcarro elétrico

O Zigy não é o primeiro microcarro elétrico no mercado, mas surgiu justamente com a proposta de facilitar o transporte nas metrópoles. A colaboração veio da observação de que, em Londres, os carros que percorriam as ruas mais congestionadas eram SUVs ocupados apenas pelo motorista.

(Imagem: Andrea Mocellin/Reprodução)

Como é o Zigy

As especificações do microcarro elétrico podem mudar, já que o protótipo ainda não saiu do papel. Por ora, eis o que sabemos:

  • Ele é catalogado como um “quadriciclo elétrico monolugar” com 1,95 metros de comprimento, 1,59 metros entre-eixos, 1,1 metros de largura e 1,6 metros de altura;
  • Com o coeficiente de arrasto em 0,35, a autonomia em relação a outros microcarros elétricos é melhorada em 25%;
  • A estrutura deve ser composta de termoplástica modular, fibra de carbono reciclada e fibras naturais;
  • O peso bruto será de 353 kg, com 30 litros de espaço no compartimento de bagagens (dá para sair para fazer compras com ele);
  • O motor do Zigy tem 12 kW, com torque de 135 Nm e chega à velocidade máxima de 77 km/h. Isso dá cerca de 160 km de alcance;
  • Segundo o New Atlas, as renderizações atuais mostram que o volante é em formato de guidão.

Veja as imagens:

O projeto está em fase de desenvolvimento e os parceiros buscam empresas da indústria automobilística dispostas a financiar os primeiros protótipos. De início, o propósito é o uso particular, mas, no futuro, pode ser que o “carrinho” seja empregado também em frotas ou operações comerciais.



Fonte: Olhar Digital

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