A vacina da dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)
e na rede privada. A faixa etária do público-alvo da unidade de saúde pública, no primeiro momento, é para o grupo de 10 a 14 anos. No particular, as vacinas podem ser aplicadas a partir dos 4 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, após ter sido diagnosticado com dengue, a recomendação é de que a pessoa espere até seis meses para tomar a vacina contra o vírus.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O paciente infectado costuma ficar entre 5 e 14 dias com a doença, apresentando os primeiros sinais de 4 a 10 dias após a picada.
Segundo o último boletim semanal do Ministério da Saúde
, divulgado no dia 16 de maio, o Brasil tem 4.797.332 casos de dengue, sendo 53.660 em estado grave. Há 2.576 óbitos confirmados pela doença.
Quando posso tomar a vacina?
A pasta da Saúde ainda não divulgou quando as próximas faixas etárias poderão tomar a vacina pelo SUS, no entanto, dependendo da quantidade e da data de vencimento dos imunizantes nos municípios, pessoas acima dos 14 anos conseguem se vacinar.
Ainda, o Ministério da Saúde alerta que a pessoa que já foi infectada precisa esperar seis meses
para tomar a vacina.
“Depois que a pessoa tem dengue, ela tem por tempo limitado uma proteção indireta pros outros tipos. São quatro tipos da doença, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens. Quando a pessoa tem um deles, ela fica protegida contra os outros por algum tempo. Ou seja, não haveria necessidade da vacina durante esse período”, afirma a doutora Rosana Richtmann, consultora em vacina do Alta Diagnósticos, da Dasa.
A vacina tem efeito colateral?
“Sobre efeito colateral, o que temos visto é que a pessoa pode ter febre que dura em torno de 48 horas, dor no corpo, dor no local da picada, ou seja, sintomas gerais de pós vacinação”, afirma Richtmann.
É importante ressaltar que todos podem se vacinar, principalmente os idosos, exceto gestantes, imunodeprimidos e pacientes fazendo tratamento com corticoides.
“Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte”, alerta o Ministério da Saúde.
Quais são os sintomas?
- Febre alta repentina;
- Dor no corpo;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Manchas vermelhas pelo corpo.
Como se cuidar em casa?
A dengue tem três fases: a inicial ou febril, a crítica ou inflamatória e a recuperação. Segundo os especialistas, a primeira fase dura até cinco dias; depois, é preciso ter muita atenção a sintomas como dor abdominal, vômitos, tonturas e desmaios, além de sangramentos no corpo , que podem evidenciar um agravamento no quadro.
Se nenhum desses sintomas surgir, a probabilidade é de plena recuperação em até sete dias. É importante reforçar que, ao apresentar um dos sinais citados acima, a orientação é que o paciente procure um hospital imediatamente.
Em casa, é fundamental que a pessoa faça repouso, utilize os medicamentos orientados pelo médico e, principalmente, reforce a hidratação.
Além disso, especialistas reiteram que as pessoas já contaminadas pela dengue devem usar o repelente para evitar que sejam picadas e que o mosquito transmita o vírus para outro indivíduo.
Principais cuidados contra a dengue
- Evitar água parada (principalmente grandes reservatórios de água em casa, onde os mosquitos podem se procriar);
- Colocar areia no prato das plantas e/ou trocar a água uma vez por semana;
- Furar pneus velhos e guardá-los em ambiente seguro;
- Entregar recipientes (como garrafas pet) vazios à limpeza pública;
- Limpar bebedouros de água mineral e água comum;
- Tapar caixas d’água.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.