quinta-feira, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdeSintomas precoces de Alzheimer podem começar pelos olhos, diz estudo

Sintomas precoces de Alzheimer podem começar pelos olhos, diz estudo

FreePik

Estudo foi baseado em pesquisas anteriores

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, constatou que um dos primeiros  sinais do Alzheimer
pode ser a perda da sensibilidade visual. De acordo com o estudo, o sintoma pode anteceder até 12 anos do diagnóstico da condição.

Publicado na Scientific Reports, o estudo foi realizado por meio de um teste de sensibilidade visual, em que os participantes tinham que pressionar um botão assim que vissem a formação de um triângulo em um campo de pontos em movimento.

Aqueles que tinham mais probabilidade de desenvolverem a doença neurodegenerativa foram muito mais lentos na identificação do triângulo se comparados aos que permaneceriam sem a condição.

Segundo o estudo, o resultado do teste mostra que os problemas de visão podem ser um sintoma precoce de declínio cognitivo, uma vez que as placas amiloides tóxicas relacionadas ao Alzheimer afetam primeiro as áreas do cérebro relacionadas à visão.

Outros estudos

Este não é o primeiro estudo que constata a ligação entre o Alzheimer e problemas na visão. Uma pesquisa de 2018 publicada no JAMA Ophthalmology sugere que é possível identificar a doença neurodegenerativa por meio de uma angiografia por tomografia de coerência óptica, exame simples realizado em grande parte das clínicas.

Outro estudo, desta vez de 2020 e publicado no Alzheimer’s Research and Therapy indicoiu que também é possível identificar a presença da condição por meio da coleta de amostras de fluido ocular.

Como o Alzheimer afeta a visão?

A doença neurodegenerativa tem diversos impactos na visão. São eles:

  • Sensibilidade ao contraste, ou seja, dificuldade de detectar o contorno dos objetos;
  • Déficit no controle dos movimentos oculares, que tornam mais difícil para as pessoas com condição ignorar os estímulos de distração;
  • Dificuldade de discernir entre certas cores, especialmente no espectro azul-verde;
  • Dificuldade para memorizar o rosto de novas pessoas.

Apesar da ciência ter entendido como o Alzheimer pode afetar o campo da visão de forma precoce, o grande desafio é confirmar essas descobertas a partir de um número maior de pessoas. Dessa forma, será possível encontrar uma maneira de retardar o seu desenvolvimento e, principalmente, para desenvolver ferramentas de diagnóstico precoce.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS