Da Redação Avance News
O bispo da Diocese de Barra do Garças, Dom Paulo Renato Fernandes, convocou a comunidade católica para participar da abertura do Ano Jubilar. O evento que acontece neste domingo (29), terá início às 7h na Igreja Matriz da cidade, Paróquia Santo Antônio, com procissão que se dirigirá à Catedral Nossa Senhora da Guia.
Em sua carta convocatória, o Dom Paulo ressaltou que o Jubileu 2025 é uma oportunidade para vivenciar a misericórdia de Deus e conversão pessoal e pastoral, além da importância de ações sociais. “Em comunhão com o apelo do Papa Francisco, a Diocese de Barra do Garças incentivará iniciativas pastorais voltadas para: o apoio aos pobres e marginalizados; o cuidado com os idosos e doentes; a promoção da esperança entre os jovens, por meio de formações e eventos juvenis; o cuidado com a casa comum e a atenção com os povos originários (Boe Bororo e
Xavante)”, afirmou o bispo.
Como parte das festividades, as missas matutinas em toda a grande Barra (Barra do Garças e Pontal do Araguaia), no dia 29 de dezembro, foram realocadas para os períodos da tarde e noite, com o objetivo dos fiéis poderem participar as cleberação as 7h.
O Ano Jubilar, também conhecido como Jubileu, é um evento significativo na Igreja Católica, celebrado a cada 25 anos ou em circunstâncias especiais, como uma forma de renovar a fé e a comunhão eclesial. Durante o Jubileu, a Igreja concede indulgências aos fiéis que participam das celebrações e se envolvem em atos de penitência, oração e caridade.
Este ano, o Jubileu da Esperança começou no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Essa cerimônia marca o início de um período de reflexões e celebrações que se estenderão até 6 de janeiro de 2026. A Porta Santa simboliza a passagem para um tempo de graça e perdão, onde os fiéis são convidados a renovar sua fé e vivenciar a misericórdia de Deus.
O tema “Jubileu da Esperança” foi escolhido para destacar a importância da esperança no contexto da vida cristã, um convite para que todos, independentemente de sua condição ou posição dentro da Igreja, busquem uma renovação espiritual profunda. Nesse período, sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos, consagrados e membros de novas comunidades são chamados a participar ativamente das atividades de fé, oração, eclesialidade e serviço.
A carta sobre o ano jubilar divulgada ao fies da comunidade foi promulgada pela Cúria Diocesana no dia 24 de dezembro e assinada pelo bispo da Diocese de Barra do Garças, Dom Paulo Renato, e pelo chanceler da Cúria, Pe. Cristiano Ribeiro Dias.