Geovanna Torquato | RDNews
A Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 5,5 milhões em mercadorias provenientes de crime de descaminho e contrabando durante a Operação Relutância, na manhã desta quarta-feira (4), em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Com o apoio da Receita Federal, a operação mirou um suposto esquema para importação ilegal de cigarros eletrônicos, perfumes, acessórios, bebidas e eletrônicos.
De acordo com a PF, a operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e um de sequestro de bem imóvel e bloqueios de ativos no valor de R$ 2 milhões. Ao todo, a ação apreendeu 210 volumes de mercadorias, os quais seriam comercializados tanto em lojas físicas quanto em plataformas online, sendo entregues por meio de delivery, utilizando motoboys ou carros pequenos.
As investigações revelam que o esquema utilizava diferentes veículos para transportar os cigarros eletrônicos e outros produtos ilegais, do Paraguai até Rondonópolis. Este município servia como entreposto para a distribuição das mercadorias a outros estados brasileiros, onde eram revendidas em grandes quantidades
O grupo investigado trabalhava com a revenda dos produtos importados ilegalmente, fosse no varejo ou no atacado. Na operação, dois indivíduos foram presos em flagrante em Rondonópolis, um por tráfico de drogas e outro por porte ilegal de arma de fogo.
Além de Mato Grosso, foram cumpridos mandados em municípios do Pará, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Os integrantes do grupo criminoso responderão pelos crimes de contrabando, descaminho, receptação, falsidade ideológica, desobediência e associação criminosa.