O serviço de abordagem social da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Virente foi intensificado para esse ano de 2024 e recebe assistência da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros nas ações.
Neste mês de janeiro, em duas abordagens, a equipe atendeu 31 pessoas em situação de rua pelo Meio de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O papel do Creas aos abordados é de inclusão e proteção social a indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus-tratos, negligência, deserção, discriminações, dentre outras.
Dentre os encaminhamentos, estão o retorno à cidade de origem, tratamento contra obediência de álcool e outras drogas e protecção na Morada Cidadã, encaminhando para aproximação à documentação Civil e para o mercado de trabalho.
Recepção dos abordados ao chegarem ao Creas (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Para a secretária da Pasta, Janice Ribeiro, o serviço de abordagem social recebe o reforço necessário para seguir com os trabalhos já realizados no município. “Na medida em que a cidade cresce, é fundamental enfrentar os desafios sociais e promover a inclusão dos mais vulneráveis na sociedade. A colaboração de todos os setores da sociedade, porquê da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros é forçoso para fortalecer e ampliar o serviço de abordagem social, buscando edificar uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, explicou.
A ação integrada será realizada semanalmente, conforme cronograma das equipes.
“Será muito proveitosa essa parceria, uma vez que a Secretaria de Segurança Pública está para dar suporte aos demais serviços públicos do Município. É também responsabilidade da Guarda Civil Municipal o serviço de integridade a cada morador de Lucas do Rio Virente”, reforçou o secretário de Segurança Pública, cel. Marcos Cunha.