Da Redação Avance News
O cenário político na cidade de Baliza-GO pode ferver nos próximos dias, na sucessão da prefeita Fernanda Nolasco, já que pode surgir uma nova pré-candidatura à prefeita. Seguindo orientação nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, o diretório estadual de Goiás estuda a possibilidade de ter o maior número de candidatos a prefeito nas cidades goianas.
Em Baliza, o PT já conta com chapa para disputar as vagas do legislativo municipal e agora avalia a possibilidade de lançar também um candidato a prefeito. O primeiro nome que aparece como opção é da advogada Daniele Maia, que é filha do ex-prefeito Divino Maia, que também é outra opção do partido.
Divino Maia, que esteve à frente do executivo de Baliza-GO nos anos de 2009-2012, teve como marca a realização de diversas obras na zona urbana e rural (reformas, construção de Colégio modelo, pontes e outros) e inúmeras conquistas para o município, como a organização de certidões municipais, regularização de mais de 400 famílias nos assentamentos do município, execução de convênios importantes e forte atuação na área da saúde e assistência social.
Já a sua filha, que se revela uma promessa no campo político, é advogada, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, já ocupou o cargo de Secretária de Turismo de Baliza-GO (2017-2019), sendo a responsável por colocar pela primeira vez na história a cidade interiorana no Mapa Turístico Brasileiro.
A jovem também atuou como presidente de licitações do município (2019), assessora jurídica (2020) e chegou a assumir uma cadeira na câmara de vereadores de Baliza-GO no ano de 2019. Agora com 27 anos, Daniele Maia ocupa o cargo de Procuradora Jurídica do município vizinho, Torixoréu-MT.
Uma possível pré-candidatura de Daniele Maia representa mais uma opção na política balizense caso o PT confirme sua decisão de ter candidato na cidade. Outro pré-candidato na cidade é o vice-prefeito Maninho que tem apoio da prefeita Fernanda Nolasco, que está no segundo mandato e não pode mais concorrer.
Outra cidade na região que o PT deve ter candidato a prefeito é Aragarças com o professor Marcão pelo menos o nome dele é cotado nos bastidores políticos para entrar na disputa. Em Barra do Garças o PT não terá candidato a prefeito e deve ajudar o advogado Sandro Saggin (Partido Verde) que faz parte da Federação juntamente com o PT.