quarta-feira, 8 janeiro 2025
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosAgricultores franceses voltam a se mobilizar contra decisões do governo

Agricultores franceses voltam a se mobilizar contra decisões do governo

Da Redação Avance News

Agricultores franceses estão novamente se mobilizando para protestar contra as políticas do governo que, segundo eles, estão prejudicando a agricultura no país. A mobilização, liderada por um dos principais sindicatos agrícolas da França, envolve produtores de diversas regiões, com destaque para as áreas rurais, onde o impacto das decisões políticas é mais sentido.

O protesto visa pressionar o governo francês a tomar ações mais eficazes para proteger os pequenos produtores, que, de acordo com o sindicato, estão sendo desfavorecidos pelas políticas de livre comércio. Os agricultores exigem, principalmente, duas mudanças: a eliminação da excessiva regulamentação imposta pela União Europeia ao comércio agrícola na França e o controle rigoroso das importações de produtos agrícolas que, na visão dos manifestantes, prejudicam a competitividade dos produtores locais.

Os protestos começaram com bloqueios nas estradas, com a intenção de paralisar o tráfego e levar a capital, Paris, a tomar conhecimento da insatisfação generalizada do setor agrícola. Os manifestantes, identificados com gorros amarelos, formaram grupos organizados, com tratores e veículos, e seguem em direção a Paris para pressionar o governo por medidas mais contundentes.

Apesar da presença de policiais e de restrições nas ruas de Paris, os manifestantes estão determinados a mostrar ao governo a gravidade da situação. A agenda para uma reunião com o governo, agendada para o dia 13 de janeiro, é vista pelos protestantes como insuficiente, e por isso, eles decidiram iniciar os bloqueios já na segunda-feira, dia 6 de janeiro.

O sindicato defende que, desde a pandemia de COVID-19, os agricultores enfrentam uma série de crises que afetam a produção e o sustento de muitas famílias. A inflação nos custos de produção, combinada com a queda nos preços pagos pelos produtos agrícolas, tem colocado muitos produtores em situações financeiras difíceis. Enquanto isso, o número de fazendas que recebem apoio do governo tem sido considerado insuficiente para atender à demanda, com muitos agricultores sem o suporte necessário para continuar sua atividade.

A mobilização também ocorre em um momento importante para o setor agrícola francês, com as eleições das câmaras de agricultura se aproximando. O pleito, que acontece entre 15 e 31 de janeiro, poderá redefinir as relações de poder entre os sindicatos agrícolas e influenciar as futuras políticas do governo em relação ao setor.





Fonte: Pensar Agro

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS