Da Redação Avance News
Foi eleita na tarde desta segunda-feira (21), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), a nova diretoria e o conselho fiscal da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Moisés Schmidt foi eleito o novo presidente e Luiz Carlos Bergamaschi, atual presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o 1º vice-presidente.
Realizada no auditório da entidade agrícola, em Barreiras (BA), a AGO contou com presença de associados com direito ao voto.
A Aiba informou que o processo de votação registrou a apresentação de uma única chapa. Para o cargo de 2º vice-presidente, o produtor rural, Willian Seiji Mizote, foi o escolhido.
Os demais cargos eletivos têm como dirigentes, a diretora financeira, Cristina Gross, como vice-diretor financeiro, Santa Colomba Agropecuária LTDA, para diretor administrativo, SLC Agrícola Fazenda Parceiro e vice-diretor administrativo, Valter Gatto.
Com o objetivo de fiscalizar e emitir pareceres sobre projetos, despesas e receitas da entidade agrícola, ficou definido para o Conselho Fiscal da Aiba, os eleitos: Ivanir Schllenberger Pradella (Primeira Titular), João Carlos Jacobsen Rodrigues Filho (Segundo Titular) e Anna Maria Zancanaro Zanella (Terceira Titular).
Como suplentes, Caracol Agropecuária LTDA (Primeira suplente), Patricia Kyoko Portolese Morinaga (Segunda suplente) e Rafael Martelli D’Agostini (Terceiro suplente).
Na ocasião, o atual presidente da instituição, Odacil Ranzi, na gestão 2021 – 2024, agradeceu a diretoria e equipe de colaboradores e fez um balanço dos quatro anos de gestão.
“A Aiba a cada dia cresce mais e passados esses dois biênios, sinto-me grato a Deus pelas parcerias firmadas, os trabalhos, projetos e ações institucionais desenvolvidos nessa caminhada. Agradeço a cada um o empenho e dedicação e desejo ao novo presidente Moisés e sua diretoria um bom trabalho”, disse Ranzi.
Quem é Moisés Schmidt
Produtor rural e atual vice-presidente da Aiba, Moisés Almeida Schmidt, é Diretor Regional da Faeb – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia/SENAR – Serviço de Aprendizagem Rural, membro da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, Membro da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Schmidt também é membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, é Membro da Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia e da Comissão de Sementes e Mudas da Bahia CSM/BA.
O presidente eleito fez a apresentação da nova diretoria e falou das expectativas para o próximo biênio.
“Sou grato e honrado pela confiança em conduzir os rumos da Aiba nos próximos dois anos. Pela primeira vez esta instituição será conduzida por um agricultor da segunda geração. Acreditamos no pioneirismo e na parceria das instituições, com diálogo e união de forças. Agradeço a nossa diretoria 2025/2026 por ter aceitado o convite e juntos seguiremos contribuindo com um agronegócio ainda mais próspero”, declarou Moisés.
Mudanças na Abapa
Outra instituição que também se prepara para uma nova diretoria é a Abapa. Na próxima terça-feira (29), será realizada uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária no auditório da associação em Barreiras (BA).
A assembleia ocorrerá em primeira convocação às 15h, com a presença da maioria simples dos associados.
Caso não haja quórum, a segunda convocação será às 15h30, com qualquer número de presentes.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!