domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeMato GrossoAlan Porto participa da entrega dos certificados aos profissionais facilitadores de círculos...

Alan Porto participa da entrega dos certificados aos profissionais facilitadores de círculos de paz em Rondonópolis

Da Redação Avance News


28 de Abril de 2023 às 20:50
A certificação é mais uma ação que vai contribuir para difundir a Cultura da Paz nas escolas.
Assessoria | Seduc-MT
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou na tarde desta sexta-feira (28), em Rondonópolis, da entrega dos certificados aos profissionais da educação, que atuarão na rede estadual de ensino do município como facilitadores de círculos de paz nas escolas. Os certificados foram entregues pelo juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), e pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Rondonópolis (Cejusc), Wanderlei José dos Reis.

Alan Porto reafirmou o compromisso do governador Mauro Mendes em atuar por meio de ações assertivas no ambiente escolar, com o objetivo de garantir a segurança e acolhimento aos estudantes. “A partir dessa política pública o governador Mauro Mendes institucionalizou o Núcleo de Mediação Escolar dentro da estrutura da Secretaria de Educação com o objetivo de trabalhar de forma horizontal na resolução e prevenção de conflitos dentro das escolas. Agradeço a desembargadora Clarice Claudino pelo seu legado de pacificação, não só na educação, mas também na sociedade e em outros órgãos.”, explicou.

O juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Tulio Duailibi, representante da desembargadora Clarice Claudino da Silva, ponderou sobre a diversidade de posturas e pensamentos. Segundo o magistrado, o respeito e a empatia prevalecem acima de qualquer situação, mesmo que não concordemos com outras decisões, opiniões ou comportamentos. “É importante dar as mãos para a escola e trabalhar juntos para criar um ambiente pacífico e harmonioso”, afirmou destacando a importância de estabelecer conexões com alunos, professores, corpo pedagógico, assistentes sociais e profissionais de saúde para que a escola seja um espaço saudável e pacífico para os jovens.

Patrícia Carvalho, líder do Núcleo de Mediação da Seduc, disse que a entrega dos certificados aos facilitadores de círculos de paz nas escolas, consolida todas as atividades realizadas em parceria que vem sendo desenvolvidas entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Educação, para tornar a unidade escolar um ambiente mais acolhedor e pacífico para a construção da paz.  

A diretora da DRE Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira, ressaltou a importância dessa etapa como ação efetiva nas escolas. “Entendo que os facilitadores dos círculos de construção da paz têm uma importância significativa neste processo, visto que serão os nossos multiplicadores e estarão dentro das nossas unidades escolares como ponto focal na sua implementação”, relatou.

O evento contou com a presença do juiz-diretor do Fórum de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros, dos magistrados da comarca: do Primeiro Juizado Especial, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah; da juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria das Graças Gomes da Costa; do juiz da Segunda Vara Cível, Aroldo Zonta Burgarelli; da juíza do Segundo Juizado Especial, Tatyane Lopes de Araújo Borges; da juíza da Quinta Vara Criminal, Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto; da promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, representando o promotor. Marcelo Mansour, coordenador do Ministério Público em Rondonópolis; do coordenador do Núcleo Cível da Defensoria Pública em Rondonópolis, Jardel Santana Marquez; da diretora-geral do TJ, Euzeni Paiva de Paula, servidores e servidoras da Comarca, dos deputados estaduais Cláudio Ferreira, Thiago Silva e Nininho.



Fonte: SEDUC MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS