Da Redação Avance News
28 de Abril de 2023 às 20:50
A certificação é mais uma ação que vai contribuir para difundir a Cultura da Paz nas escolas.
Alan Porto reafirmou o compromisso do governador Mauro Mendes em atuar por meio de ações assertivas no ambiente escolar, com o objetivo de garantir a segurança e acolhimento aos estudantes. “A partir dessa política pública o governador Mauro Mendes institucionalizou o Núcleo de Mediação Escolar dentro da estrutura da Secretaria de Educação com o objetivo de trabalhar de forma horizontal na resolução e prevenção de conflitos dentro das escolas. Agradeço a desembargadora Clarice Claudino pelo seu legado de pacificação, não só na educação, mas também na sociedade e em outros órgãos.”, explicou.
O juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Tulio Duailibi, representante da desembargadora Clarice Claudino da Silva, ponderou sobre a diversidade de posturas e pensamentos. Segundo o magistrado, o respeito e a empatia prevalecem acima de qualquer situação, mesmo que não concordemos com outras decisões, opiniões ou comportamentos. “É importante dar as mãos para a escola e trabalhar juntos para criar um ambiente pacífico e harmonioso”, afirmou destacando a importância de estabelecer conexões com alunos, professores, corpo pedagógico, assistentes sociais e profissionais de saúde para que a escola seja um espaço saudável e pacífico para os jovens.
Patrícia Carvalho, líder do Núcleo de Mediação da Seduc, disse que a entrega dos certificados aos facilitadores de círculos de paz nas escolas, consolida todas as atividades realizadas em parceria que vem sendo desenvolvidas entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Educação, para tornar a unidade escolar um ambiente mais acolhedor e pacífico para a construção da paz.
A diretora da DRE Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira, ressaltou a importância dessa etapa como ação efetiva nas escolas. “Entendo que os facilitadores dos círculos de construção da paz têm uma importância significativa neste processo, visto que serão os nossos multiplicadores e estarão dentro das nossas unidades escolares como ponto focal na sua implementação”, relatou.
O evento contou com a presença do juiz-diretor do Fórum de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros, dos magistrados da comarca: do Primeiro Juizado Especial, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah; da juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria das Graças Gomes da Costa; do juiz da Segunda Vara Cível, Aroldo Zonta Burgarelli; da juíza do Segundo Juizado Especial, Tatyane Lopes de Araújo Borges; da juíza da Quinta Vara Criminal, Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto; da promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, representando o promotor. Marcelo Mansour, coordenador do Ministério Público em Rondonópolis; do coordenador do Núcleo Cível da Defensoria Pública em Rondonópolis, Jardel Santana Marquez; da diretora-geral do TJ, Euzeni Paiva de Paula, servidores e servidoras da Comarca, dos deputados estaduais Cláudio Ferreira, Thiago Silva e Nininho.