Estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lucas do Rio Verde, estiveram nesta sexta-feira (05), a uma visita à estrutura do Ecoponto. Os alunos foram recepcionados pelo coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques, que realizou um tour pelo local, apresentando todos os ambientes e falando sobre a importância da destinação correta dos resíduos para a limpeza da cidade.
A visita foi idealizada pela professora Cristina Arruda de Andrade, que durante os projetos realizados em sala de aula sobre sustentabilidade, proteção ambiental, limpeza urbana e a conscientização da população com relação a separação correta de resíduos, viu a necessidade de que os alunos conhecessem a prática realizada executada em Lucas do Rio Verde.
“Estando aqui no local, a gente consegue conhecer os pontos de descarte de todos os lixos e mostrar para eles qual é a destinação correta. Assim eles ensinam aos pais e passam a diante. E, saber que muitas famílias tiram o seu sustento daqui de dentro faz com que as crianças e adolescentes valorizem as ações ambientais”, destaca a professora.
O Ecoponto é um local estratégico para descarte de resíduos como papelão, plástico, lona, paralamas, pets, aluminio, borracha, ferro, bombonas, entre outros materiais extremamente poluentes para o meio ambiente. Apesar disso, algumas pessoas ainda acabam descartando incorretamente.
“A conscientização ambiental começa quando a sociedade se envolve e participa de ações de preservação. O descarte de todos os resíduos, orgânicos e inorgânicos, deve ser feito corretamente”, relata o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.
Enquanto visitavam o lugar, os alunos puderam presenciar o processamento das garrafas de vidro.
“Fazemos questão de receber e promover esse tipo de visita para as escolas, pois acreditamos que a educação ambiental é importante para que atinja o maior número de pessoas fora da zona de conforto de cada uma”, disse o coordenador.
Informações sobre a coleta seletiva e o agendamento de visitas monitoradas poderão ser obtidas pelo telefone 65 3549-7700 ou 65 9 9925-8035.