terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesAlunos da rede municipal passam por Avaliação e Educação Alimentar e Nutricional

Alunos da rede municipal passam por Avaliação e Educação Alimentar e Nutricional

O projeto promove conhecimentos nutricionais integra ações de incentivo, de apoio e de proteção à saúde

O Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso, priorizando a saúde dos alunos dos Cemeis e Escolas Municipais, vem desenvolvendo atividades de Avaliação e Educação Alimentar e Nutricional, para os estudantes da rede municipal de ensino. As referidas atividades são coordenadas pela nutricionista Lidiane Kolling, do Departamento de Alimentação Escolar, e recebem o apoio de estagiários do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

As unidades escolares que já fornecem refeições equilibradas e nutritivas, agora debatem o tema alimentação e nutrição de forma mais aprofundada durante a didática do dia a dia desses alunos. O objetivo é estimular a prática da alimentação saudável e prevenir os desvios nutricionais (desnutrição e obesidade).

Para avaliação do estado nutricional, são utilizadas as medidas antropométricas: peso, estatura/altura, índice de massa corporal (IMC), e as curvas de acompanhamento e diagnóstico nutricional da Organização Mundial da Saúde. Estas têm se tornado, cada vez mais, utilizadas nas escolas, facilitando o diagnóstico precoce e adoção de medidas e ações educativas para a comunidade escolar.

As ações de Educação Alimentar e Nutricional, preconizadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, são realizadas ao longo do ano, e programadas de acordo com cada faixa etária. Entre os temas já trabalhados pode-se destacar: Guia Alimentar para a População Brasileira, grupos de alimentos, desperdício de alimentos, montagem de um prato saudável e nutritivo, alimentos saudáveis para as refeições do dia, rótulos alimentares, valor nutricional dos alimentos da alimentação escolar, comportamento alimentar, mitos alimentares, entre outros. Através destas ações, os estudantes aprendem sobre a importância de cada alimento e seus nutrientes para o organismo, além de proporcionar que estas informações cheguem dentro de casa, junto com a família através dos ensinamentos adquiridos no âmbito escolar.

“Uma alimentação adequada e saudável é requisito básico para a promoção e proteção da saúde em qualquer fase da vida. No entanto, na infância, possibilita o crescimento e desenvolvimento em todo o seu potencial. Neste sentido, o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem papel essencial para o alcance de qualidade de vida desses alunos no presente e, também, no futuro”, destaca Lidiane.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS