domingo, 2 fevereiro 2025
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosAmendoim: estado dobra área plantada e consolida 2ª maior produção do Brasil

Amendoim: estado dobra área plantada e consolida 2ª maior produção do Brasil

Da Redação Avance News

Mato Grosso do Sul, segundo maior produtor de amendoim em casca do Brasil, atrás apenas de São Paulo, registra crescimento expressivo no cultivo da leguminosa. A safra 2024/2025 deve alcançar 42,3 mil hectares colhidos, quase o dobro da área da safra anterior, que foi de 21,2 mil hectares, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção estimada é de 95,7 mil toneladas, um aumento de 126,5% em relação às 42,5 mil toneladas registradas na safra 2023/2024.

O avanço do amendoim em Mato Grosso do Sul é parte de uma política de diversificação agrícola promovida pelo governo do estado. Segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o amendoim tem se consolidado como uma alternativa importante para a safra de verão, em áreas irrigadas e de sequeiro.

“Talvez sejamos o estado com a maior taxa de crescimento na área plantada de amendoim do país”, afirmou.

Industrialização do amendoim

O governo estadual também atraiu investimentos para a industrialização do amendoim, como a instalação de uma unidade de beneficiamento da cooperativa Casul, em Bataguassu. Essa iniciativa busca reduzir a dependência de amendoim de outros estados para atender a demanda de indústrias locais.

“Com a chegada da Casul, criamos um encadeamento produtivo para fortalecer a cadeia do amendoim em Mato Grosso do Sul”, disse Verruck.

Evento

Durante o 2º Dia do Amendoim, realizado em Glória de Dourados, no mês de janeiro, o secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, destacou os esforços do governo para ampliar a cultura. Segundo ele, o amendoim é uma alternativa para intensificar áreas de pastagem e é também promissor para áreas arenosas, onde o risco no plantio de soja é maior.

“Promovemos eventos como esse para apresentar tecnologias, incentivar o uso sustentável do solo e fomentar o crescimento da cultura de forma responsável”, disse Beretta.

Fernando Nascimento, coordenador do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo), reforçou a importância de práticas sustentáveis na expansão do amendoim. O evento contou com mais de mil participantes, incluindo agricultores, técnicos e especialistas, que discutiram inovações e o potencial da leguminosa no estado.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS