Da Redação Avance News
“A cada cinco pratos de comida servidos no mundo, um é brasileiro. A cada 10 copos de suco de laranja consumidos no mundo, sete são produzidos no Brasil. A liberdade econômica conferiu competitividade ao setor, tornando-o referência entre os maiores mercados mundiais”.
Esse é o teor da palestra do ex-ministro da Agricultura no governo Collor, Antônio Cabrera durante no Fórum da Liberdade 2023 – Alice no País das Liberdades.
Cabrera deu bons exemplos de como o mercado mudou o agronegócio brasileiro. “Como o país se tornou o maior exportador de carne do mundo? — indagou à plateia, argumentando que a adequação ao mercado livre, até então uma novidade para o setor naquele momento no Brasil, foi fundamental para tornar o país o maior exportador do mundo de proteína animal”.
Segundo o ex-ministro, o Brasil tem vocação e referência para produções sustentáveis. “A agricultura brasileira é a mais regenerativa do mundo, pelo manejo adequado de solo que aplica, o que promove a fixação do carbono. O Brasil tem potencial para ser uma máquina de absorção de carbono, além de parte importante do desafio mundial de redução de emissões”, lembrou.
Assista à palestra: