Da Redação Avance News
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a nova meta para a educação pública estadual é estar entre as cinco melhores do país até 2026. O time é competente, é valente, é determinado, tenho certeza que vamos continuar nesse processo de melhoria
Nesta quarta-feira (14) o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgou que o Ensino Médio de Mato Grosso foi o 8º melhor em 2023. Os dados mostram que o Estado avançou 14 posições em quatro anos, já que estava em 22º lugar em 2019.
A meta inicial do Governo era que o Estado entrasse no top 10 apenas em 2026 e no top 5 em 2032.
“Vamos revisitar nossas metas. Isso de 2032 coisa nenhuma. Se Deus quiser em 2026 estaremos entre as cinco melhores educações. Vamos mostrar isso no trabalho que faremos até 2026”, afirmou em discurso.
Mendes ainda destacou que os resultados vêm após uma série de investimentos do Governo tanto na infraestrutura quanto na tecnologia nas escolas estaduais.
“Todo esse trabalho, todo objetivo que foi traçado, todo esforço dos nossos profissionais da educação, todo o investimento que o Governo fez, permitiu que nós antecipássemos esse resultado e Mato Grosso alcança já a 8º posição entre os estados brasileiros”, disse.
Além do Ensino Médio, Mato Grosso também avançou nos outros dois parâmetros do Ideb, os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental.
Nos iniciais, o Estado era 11º lugar em 2019 com nota 5,7. Em 2023, já estava em 9º com nota 5,8. Já no nos anos finais, o Estado foi de 13º com nota 4,5 em 2019 para 10º com nota 4,8 no ano passado.
Para o governo, estes resultados validam toda estratégia utilizada pelo Estado e consolida os planejamentos futuros.
“Atingiu uma meta é assim, você vai buscar outros resultados. O time é competente, é valente, é determinado, tenho certeza que vamos continuar nesse processo de melhoria. Melhorando os investimentos, os resultados internos na secretaria e na rede de educação estadual e com isso melhorando os resultados que são aferidos por esses indicadores nacionais”, afirmou.