No lugar da rotatória, será feita uma faixa de desaceleração e uma barreira de proteção entre as faixas já começou a ser instalada na região.
Secom-BG
Nas últimas semanas, após nova avaliação realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o órgão decidiu substituir o projeto de construção de uma rotatória no cruzamento entre a Rua Ana Cláudia e o Anel Viário, no Bairro Nova Barra. No lugar da rotatória, será feita uma faixa de desaceleração, a fim de promover mais segurança no fluxo de veículos na região do rodoanel.
De acordo com o DNIT, o novo estudo mostrou que a construção de uma rotatória não seria eficaz o suficiente para reduzir os problemas de trafegabilidade no local e poderia aumentar a possibilidade de acidentes na região: “Em uma velocidade de 60 KM/h, o motorista iria economizar apenas 12 segundos se houvesse a rotatória, em troca teríamos um aumento significativo do risco de colisões”, explicou o setor de Infraestrutura do DNIT.
A obra, do Governo Federal, ainda incluirá os reparos nas vias danificadas com a construção do Anel Viário. O DNIT, responsável pelo trabalho, está realizando diversos estudos para a implantação das medidas de segurança nas vias do Anel Viário e nas vias de acesso.
Além da decisão da faixa de desaceleração, o DNIT também deverá construir de uma passarela para pedestres no contorno viário, sinalizar as divisórias de pistas, e instalar o guard rail (barreira lateral de proteção) e uma barreira New Jersey (barreira de segurança entre as faixas de trânsito), que já foi iniciada.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves destacou que a Prefeitura de Barra do Garças está constantemente cobrando do DNIT agilidade para a conclusão das obras, além da recuperação das avenidas Presidente Vargas e Ezequiel Carvalho e da Rua Ana Cláudia, danificadas devido às obras no anel viário. “Queremos garantir que o trabalho aconteça o mais rápido e de forma eficiente. Por isso, buscamos sempre mediar o diálogo entre o DNIT e os anseios da população”.