Durante o inverno, adotar hábitos diários para manter a saúde em dia é uma das maneiras de evitar os resfriados que costumam aparecer na estação. Para isso, os alimentos costumam ser grandes aliados, pois contém nutrientes essenciais para o organismo que ajudam a fortalecer a imunidade e aumentam a absorção de vitaminas, fibras e minerais que protegem o corpo contra a gripe.
Por isso, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela indica quais alimentos consumir neste período e como utilizá-los para preparar um xarope natural eficaz para mandar os resfriados para longe. Veja!
Alimentos que não podem faltar no inverno
Para quem deseja melhorar a saúde e fortalecer o sistema imunológico, a Dra. Ana Luisa Vilela recomenda o consumo de
verduras
como brócolis e espinafre que são ricos em ferro e zinco. Derivados do leite que contêm microorganismos e os cogumelos, como shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo também são boas opções.
A profissional também aponta alimentos que podem ser combinados com ervas no preparo de chás e sucos naturais para turbinar a absorção de nutrientes, como:
- Abacaxi:
expectorante e digestivo; - Hortelã:
digestivo, analgésico e
imunoestimulante; - Alho:
antifúngico e cardioprotetor; - Camomila:
calmante e expectorante; - Mel:
poderoso formador de anticorpos, antisséptico e antioxidante; - Limão, laranja ou acerola:
ricas em vitamina C, as frutas reforçam a imunidade.
Xarope com abacaxi, limão e mel contra a gripe
Ingredientes
- Suco natural de 1
abacaxi - Suco de 2 limões
- 1/2 xícara de chá de mel
- 10 gotas de própolis
- 1 xícara de chá de camomila
- 10 folhas de hortelã
- 2 dentes de alho descascados
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o suco de abacaxi e o alho e misture bem. Acrescente o mel, o suco de limão e as folhas de hortelã e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Após, transfira a mistura para um recipiente com tampa, junte o própolis e o chá de camomila e misture bem. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Sirva em seguida.
Por Mayra Barreto Cinel