Da Redação Avance News
26 de Abril de 2023 às 17:33
A ação tem como objetivo incentivar as manifestações artísticas dos estudantes e alertar sobre a importância do cuidado com os animais como forma de preservação da natureza.
As ações estão sendo desenvolvidas em 30 unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande que atendem do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que contemplam: palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente, performance de pintura em tela para a unidade escolar e desenvolvimento de atividade de colorir com os estudantes a partir de materiais (kits) entregues durante a ação, sendo alguns de autoria do artista. Ao todo, foram distribuídos 8.456 kits que integram a atividade.
O kit entregue aos estudantes contém 01 (um) livro “Arte em Defesa dos Animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado”, 01 (um) caderno de pintura “Vamos Colorir: Animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado” e 01 (uma) caixa de giz de cera, que deverá ampliar o conceito de alfabetização do estudante, além de unir a criatividade com o aprendizado.
Victor Hugo explica a importância em contribuir para a preservação da fauna e flora mato-grossense do nosso estado, bem como integrar e assegurar as ações de preservação ambiental para as gerações futuras. “O nome do projeto é referente a vida da floresta e os animais, como uma peça que abrange desde as crianças até os adultos, por meio dos materiais e da arte terapia’’, contou.
Para o artista, a experiência com os trabalhos ao passar dos anos, trouxeram a necessidade de integrar a arte e o meio ambiente em Mato Grosso. Muito além disso, as ações educacionais desenvolvidas por ele, já fazem um enorme sucesso em vários outros países como: Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica, Japão, Dubai e Portugal.
O líder da Política de Bem-Estar Escolar da Seduc, Marcelo Paes de Barros, reforçou a importância desse projeto nas escolas e o impacto do material no convívio escolar. Para Marcelo, o quanto antes o estudante despertar a consciência de preservação, melhor para a comunidade escolar.
O projeto possui foco na conscientização, trazendo conhecimento ambiental aos estudantes e explicando a importância em se preservar a natureza que nos rodeia, além de promover ações que incentivem a arte no ambiente escolar. No geral, as ações se assemelham a uma conversa entre o artista e os espectadores, permitindo a transmissão de aprendizagem”, finalizou.
O artista
Natural de Itiquira (MT), Victor Hugo começou a sua carreira em 1968 pintando cartazes em cinemas de Cuiabá. Conhecido internacionalmente, ele já retratou várias personalidades, como o Papa João Paulo II, o jornalista Roberto Marinho, o Papa Bento XVI e imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL).