Da Redação Avance News
Foguete H3 carregou satélite Micihibiki 6, com o objetivo de melhorar a precisão de GPS
O Japão deu o pontapé inicial nas missões espaciais de 2025. Na manhã deste domingo (02), o país lançou o satélite de navegação Micihibiki 6 a bordo da nave espacial H3.
Depois de 29 minutos, o equipamento foi posicionado na órbita geoestacionária da Terra com sucesso, seguindo o planejamento.
O foguete H3 decolou às 17h30 do horário local do Japão, a partir do Centro Espacial Tanegashima, na cidade de Minamitane. Ele carregava o satélite de navegação Micihibiki 6, de 4.900 quilos, até a órbita geoestacionária da Terra (onde a maioria dos satélites ficam). Após 29 minutos do lançamento, o equipamento chegou ao local planejado.
Segundo o Space.com, depois que o satélite chegar à órbita final e concluir sua fase de verificação, ele será o quinto membro do Sistema de Satélites Quasi-Zenith do Japão (QZSS), que começou a operar em novembro de 2018.
A decolagem deste domingo, a primeira do ano para o Japão, foi a quinta do H3 de dois estágios. O foguete foi desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries para substituir o H-2A. No entanto, a estreia do H3, em março de 2023, falhou, resultando na perda de um satélite de observação. Os quatro voos anteriores foram um sucesso.
Leia mais:
Como funciona o sistema de satélites japonês
- Segundo um comunicado da JAXA descrevendo o projeto QZSS, o sistema é compatível com satélites GPS e pode ser utilizado de forma integrada a eles;
- O sistema será formado por seis satélites (o Micihibiki 6 é o quinto), com o objetivo de melhorar a precisão do sinal GPS no Japão;
- Além do país, outras regiões da Ásia e da Oceania (em longitudes próximas ao Japão) também poderão usufruir do sinal.
Veja o lançamento:
Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital