terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesAssistência Social não terá expediente na manhã de sexta-feira 01 de março

Assistência Social não terá expediente na manhã de sexta-feira 01 de março

Durante o mês de fevereiro, o Departamento de Alimentação Escolar está realizando palestras de formação direcionadas às mães e pais de alunos do Berçário I, com o tema “Apoio e incentivo ao Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”.

O encontro tem o objetivo de apoiar e incentivar o aleitamento materno, considerando que o ato atende plenamente aos aspectos nutricionais, imunológicos, psicológicos e ao crescimento e desenvolvimento adequados de uma criança no primeiro ano de vida, considerado, período de grande vulnerabilidade para a saúde da criança.

Especialistas apontam que, a importância social do aleitamento materno e da nutrição adequada desde a primeira infância, faz com que a criança necessita menos de atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, além de reduzir as faltas dos pais ao trabalho, beneficiando, portanto, não somente as crianças e suas famílias, mas também toda sociedade.

Durante o encontro, são abordados assuntos como:

– Benefícios do aleitamento materno

– Como manter a amamentação após a volta da mãe ao trabalho e/ou entrada do bebê na creche;

– Alimentação Complementar: como introduzir a alimentação do bebê, com alimentos de qualidade, respeitando as fases de desenvolvimento da criança;

– Conhecendo os alimentos: como reconhecer um alimento saudável e como montar refeições completas, nutritivas e saudáveis para a criança e para a família.

A nutricionista Lidiane Kolling ressalta que os benefícios da amamentação não se restringem apenas ao período de lactação, mas estendem-se para a vida adulta, com repercussões na qualidade de vida do ser humano.

“Precisamos reforçar as orientações do aleitamento materno, principalmente nos seis primeiros meses de vida da criança. Nutrir com qualidade é um ato de amor”, frisa Lidiane.

O Departamento de Alimentação Escolar de Sorriso, atualmente, conta com nove nutricionistas que cuidam da elaboração do cardápio de 38 unidades de ensino, sendo 16 de Educação Infantil, por meio dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), e 22 de escolas do Ensino Fundamental e ensino em tempo integral. São quase 18 mil alunos acompanhados pelas nutricionistas, com direito à avaliação clínica e acompanhamento nutricional.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS