quarta-feira, 18 dezembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesAssociação dos Artesãos de Araguaiana está presente no projeto FORMACULTURA com atividades...

Associação dos Artesãos de Araguaiana está presente no projeto FORMACULTURA com atividades na Câmara da cidade

Da Redação Avance News

Por iniciativa da vereadora Leidmar Ana, a Associação dos Artesãos de Araguaiana também integra as atividades do projeto FORMACULTURA. Araguaia é uma das três cidades parceiras do Mutirum Instituto da Cultura na execução do projeto, que é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia. As outras duas são Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Nesta terça (17.12), a partir das 8h, na Câmara Municipal de Araguaiana, segundo a vereadora Leidmar Ana, está prevista uma oficina de elaboração de projetos com a participação de artesãos de diversos segmentos: artes em madeira, gesso, pintura em pneus, crochês, ornamentação de chinelos e arte em vidro, entre outros. Em seguida uma grande exposição ocorrerá no local.

A oficina de elaboração de projetos será ministrada pelo consultor do Mutirum Instituto da Cultura, o advogado da cultura e gestor cultural Mário Olímpio. Ele também realizará uma mentoria de organização jurídica da Associação dos Artesãos de Araguaia.

A vereadora Leidmar Ana também está organizando, em parceria com o prefeito Getúlio Dutra Vieira Neto, uma grande festa para o dia 30 próximo. Será a festa de final de ano da cidade e também marcará a despedida da gestão do prefeito.

A programação ainda está sendo finalizada, mas já estão previstas feira de artesanato, praça de alimentação e apresentações artísticas para todas as famílias de Araguaiana. Entre as atrações estão confirmados os grupos Flor do Araguaia, de danças juninas, e Catireiros do Araguaia, tendo à frente o Marinho Catireiro.

Sobre o projeto

O FORMACULTURA objetiva promover o fortalecimento das políticas públicas de cultura na região do Portal do Araguaia, integrando mapeamento, organização, formação e difusão cultural, com ênfase na valorização da identidade regional e na economia criativa.

Nesta primeira etapa o projeto vai capacitar gestores e agentes culturais para planejamento e gestão cultural. Para tanto, serão realizadas oficinas, workshops e mentorias sobre elaboração de projetos, captação de recursos e economia criativa e sobre o processo produtivo da cultura nos municípios, envolvendo artistas e agentes culturais, além de gestores de organizações da sociedade civil.

Outras atividades de formação como ensaios abertos e laboratórios de artesanato, canto coral, música, artes visuais, teatro e literatura, dança e outros segmentos acontecerão na sede da Academia de Letras de Barra do Garças ao longo da semana que vem.

Fonte: Araguaia Notícia

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS