Da Redação Avance News
No levantamento realizado pelo site RD News, pelo menos oito municípios de Mato Grosso terão chapa única na disputa das prefeituras nas eleições deste ano, ou seja, apenas um candidato a prefeito e um a vice. Destes, sete estão em busca da reeleição. Para ser eleita, a chapa deve alcançar a maioria simples dos votos válidos.
No entanto, o prazo para registro de candidaturas encerra dia 15. Sendo assim, os cenários podem sofrer alterações.
As cidades onde apenas uma chapa irá concorrer ao cargo são Apiacás, com Júlio Cesar (MDB); Castanheira, com Jakson Rios, o Juninho (União Brasil); Denise, com Marrom (União Brasil); Itanhangá, com Emerson Sabatine (PL); Porto dos Gaúchos, com Vanderlei de Abreu (MDB); Rondolândia, com Guedes (MDB); São Pedro da Cipa, com Eduardo Português (PSB); e Alto Araguaia, com Jacson Niedermeier (União Brasil).
Destes, sete estão disputando a reeleição. Somente Emerson Sabatine, que é vice de Itanhangá, disputa porque o prefeito Edu Pascoski (PL) está concluindo o segundo mandato.
De acordo com a legislação eleitoral, não existe dispositivo específico que trate de candidatura única, por isso, ela não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar. Dessa forma, pela Lei nº 9.504/97, nos municípios de até 200 mil habitantes, estão eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito os candidatos que obtiverem a maioria simples de votos.
Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, que é o caso de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, os candidatos precisam ter a maioria absoluta de votos, ou seja, mais de 50%.