Da Redação Avance News
Quinze atletas de Barra do Garças-MT e região seguem na segunda-feira (20/10) para Grécia e Emirados Árabes onde vão participar de dois importantes de jiu-jitsu como futuro esporte olímpico e já inclusivo aqui em Mato Grosso através da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMTJJP) e quem tem a primeira-dama do estado, Virginia Mendes, como madrinha.
O primeiro torneio, que acontecerá na Grécia, faz parte do calendário dos paradesportos que estão no caminho Paraolímpico. O segundo será o Mundial Profissional de Jiu-jitsu e de Parajiu-Jitsu que acontecerá em Abu Dabi nos Emirados Árabes.
Você sabia que aproximadamente 500 mil habitantes de Mato Grosso, possuem alguma deficiência?
Pessoas que passam despercebidas pela maioria. Boa parte das famílias, hoje, possui algum membro que faz parte desse número. São pessoas que praticamente passam como invisíveis ao olhar de muitos. Mas você sabia que na cidade de Barra do Garças, no leste do estado, existe um projeto onde pessoas com deficiência tem ganhado visibilidade. Mas não apenas isso, tem se adaptado, readaptado e superado até mesmo as suas aparentes limitações devido a sua deficiência e se tornado grandes campeões.
Você sabia que tudo isso acontece por meio de um esporte chamado Jiu-Jitsu?
Na Academia Gracie Barra, de Barra do Garças, a AMTJJP tem mais de 9 anos de trabalhos realizados, sempre utilizando o Jiu-Jitsu Paradesportivo para mudar a vida de muitas pessoas. Este esporte atualmente é o que mais engloba classificações funcionais dentro dos paradesportos, agregando 29 classificações. Ele tem sido referência para o Brasil e para o mundo, contribuindo também com estudos científicos publicados sobre o trabalho que tem sido desenvolvido e já conta com mais de 60 Paratletas multicampeões e inspirando outros lugares. O mesmo formato para poder ajudar as pessoas com deficiência de sua comunidade.
Hoje, através da AMTJJP, Mato Grosso começa a se figurar nacional e mundialmente como uma referência na inclusão das pessoas com deficiência, onde a primeira-dama Virginia Mendes, se tornou a Madrinha Nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília, tem unido forças com o projeto desenvolvido na Barra para poder expandir isso por onde tem passado e mudar a vida e a história dessas 500 mil pessoas com deficiência em e mais de 1/5 da população mundial. A ideia de tirar deles a invisibilidade e fazê-los verdadeiros campeões é o propósito.
A delegação de Barra do Garças composta por 15 atletas, representará Mato Grosso, se unirá a outros paratletas do Brasil nestes dois torneios na Grécia e nos Emirados Árabes. Na sexta, os atletas participaram de uma sessão de fotos e embarque será em Cuiabá na segunda-feira. Boa sorte atletas da Gracie Barra e da AMTJJP e fica aqui um agradecimento ao apoio da primeira-dama Virginia Mendes que se tornou embaixadora do jiu-jitsu paradesportivo.
Delegação de Barra do Garças
Elcirley Luz Silva
Oficial Reformado da PMMT, atua como Presidente das Federações Nacional e Internacional de Parajiujitsu desde seu acidente motociclístico em 2014 , onde continuou praticar o Jiujitsu como ferramenta de adaptação devido sua amputação de Perna , percursor e Fundador da modalidade dentro dos padrões desenvolvidos internacionalmente desde o Emirados Árabe para o Mundo. Professor voluntário na Escola Gracie Barra , local onde desenvolve atualmente todas as classes funcionais (deficiência) e voluntário da Associação Mato-grossense de Jiujitsu Paradesportivo, ajuda desenvolver as classes funcionais dentro de um grupo de 853 famílias durante os últimos 10 anos. Atualmente está no caminho do Mestrado pela UFMT voltado para o desenvolvimento da mobilidade humana com a ferramenta do Jiujitsu. Paratleta 5x campeão Mundial em ABU Dhabi , estará na equipe de paratletas e Staff representando Barra do Garças, o estado de Mato Grosso como Estado da Inclusão, e também representando o Brasil no caminho paralímpico e Profissional do Jiujitsu Paradesportivo. Estimulou líderes políticos para a criação da Lei do Parajiujitsu na cidade de Barra do Garças e Mato Grosso como utilidade pública.
Mário Edson Cowboy
Professor Mário Edson Cowboy , competidor nato, representará Mato Grosso e Brasil na Grécia e Emirados Árabes Unidos ??, percursor da modalidade em todos os continentes, treina na equipe Cowboy Jiujitsu sediado em Canarana. Tem 7 títulos mundiais no jiujitsu paradesportivo, vice-presidente das Federações Brasileira e internacional, Editor das atuais regras do Parajiujitsu Mundial, trabalha fortemente para o desenvolvimento do Jiujitsu e parajiujitsu em toda região do Araguaia, Estados vizinhos e países na América do Sul.
Antônio Vitor
Atual presidente da AMTJJP, tem 25 anos, a quatro anos atrás sofreu um acidente de moto que o deixou paraplégico, desde então começou a treinar jiu-jitsu como forma de reabilitação, hoje é faixa roxa e representa Barra do Garças, seu estado do Mato Grosso e seu país em competições nacionais e internacionais. Sendo Vice-Campeão Brasileiro e Vice-Campeão do Pan-Americano. É Paratleta da Classe K2.
Vivaldo Pereira
Tem 36 anos, é paratleta usuário de cadeira de rodas, teve uma lesão muito grave na coluna, que precisou ser substituída por uma vértebra artificial, ocasionado por um acidente de moto. É natural de Barra do Garças. Treina Jiu-Jitsu há 3 anos na AMTJJP onde tem se reabilitado através deste esporte. É campeão brasileiro e Vice-Campeão Pan-Americano de sua categoria, que é a K2.
Suiany Linhares
Suiany Linhares de Oliveira, tem 24 anos, nasceu em Tocantins e desde os seus 9 anos utilizo cadeiras de rodas, depois de ter sofrido de uma doença. Tem 3 anos treinando na associação AMTJJP, que fica na escola Gracie Barra de Barra do Garças, agora está indo representar Barra do Garças e o Mato Grosso que é o estado da inclusão. Foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro que aconteceu em Niterói e Campeã em Manaus no Pan-Americano. É paratleta da categoria K3.
João Pedro Caldeira
João Pedro Caldeira de Magalhães, tem 17 anos, é um paratleta nascido em Manaus-AM, hoje mora em Barra do Garças. Tem 3 anos e meio treinando na associação AMTJJP que fica na escola Gracie Barra de Barra do Garças, e está indo representar Barra do Garças, Mato Grosso e o Brasil nesses 2 campeonatos. É atual Campeão do Gran-Slan Rio de Janeiro. Participa da categoria C3.
Marcus Aurélius
Marcus Aurélius de Moura Madruga, tem 20 anos, é paratleta que nasceu em Barra do Garças. Tem 13 anos treinando na associação AMTJJP que fica na escola Gracie Barra de Barra do Garças e está indo agora para o a Grécia e mundial em Abu Dhabi. Atual Campeão Brasileiro de sua categoria e terceiro lugar no absoluto. E Campeão Pan-Americano na sua categoria e Vice-Campeão no absoluto. É da categoria C3.
Felipe Spanholi
Felipe Farias Spanholi, tem 15 anos, é paraatleta e atleta de Jiu-Jitsu pela equipe Gracie Barra do Garças, treino a 2 anos e 2 meses na AMTJJP, na Gracie Barra – de Barra do Garças, está indo para competir como atleta de auto rendimento e também dar suporte aos outros paratletas e apoio para a equipe.
Pedro Braga
Está indo como participante da inclusão reversa, estando a disposição para acompanhar e dar suporte aos paratletas, como acompanhante técnico e também para competir como atleta de auto rendimento nas 2 competições. Pedro Braga, começou a treinar jiujitsu com 16 anos de idade. Desde então tem acompanhando a AMTJJP desde o início, nos seus primeiros campeonatos. Junto com a associação já conquistou vários títulos como um mundial em Abú Dhabi entre outros campeonatos nacionais. Hoje, vive em um intercâmbio entre os EUA e o Brasil e esse ano vai em busca do bicampeonato mundial em Abú Dhabi.
Joshua Presotto
Está indo como participante da inclusão reversa, estando a disposição para acompanhar e dar suporte e apoio, aos paratletas como acompanhante técnico e também para competir como atleta de auto rendimento nas 2 competições. Joshua Presotto Arruda Pereira, tem 15 anos, é um atleta de Jiu-Jitsu pela equipe Gracie Barra-Barra do Garças. Já treina nesta equipe há 1 ano e 7 meses. Ele vai em busca da medalhe de ouro em ambos os campeonatos.
Isabella Ladislau
Está indo como participante da inclusão reversa, estando a disposição para acompanhar e dar suporte e apoio, aos paratletas como acompanhante técnica e também para competir como atleta de auto rendimento nas 2 competições. Isabella Eduarda Ladislau Borges, tem 16 anos e treina Jiu-Jitsu desde abril de 2019. Conheceu esse esporte atrás de uma amiga do jardim de infância e se apaixonou. Ela está nesse mundo de competição desde quando entrou e hoje possui várias medalhes e alguns resultados muito importantes como Campeã Brasileira.
Lais Daiane
Atuará no Staff como técnica de suporte logístico, documental e jurídico, dando todo apoio necessário a delegação nas questões legais e também a disposição a quaisquer eventualidades a toda a equipe. Laís Daiane e seu filho Daniel são alunos da escola Gracie Barra desde 2021, onde conheceu o projeto da AMTJJP e se apaixonou, e desde então tem se dedicado como voluntária, vindo a se tornar a diretora jurídica da associação.
Juliane Buttner
Juliane Buttner Oliveira, está no Staff no trabalho do Parajiujitsu na parte de logística, e administração de recursos privados para o desenvolvimento da modalidade , acompanhará como suporte imediato , auxiliar e administradora da Equipe Cowboy Jiujitsu , trabalhou efetivamente em todo projeto de deslocamento , conexões e planejamento estratégico de mobilidade e recurso direto a acessibilidade de toda equipe. Esposa do Professor Mário Edson e acompanhante técnica de paratleta, pessoa indispensável no percurso da missão na Grécia e Emirados Árabes.
Ezequiel Sanches
Ezequiel Sanches Peres, compõe o time de Staff, sendo o responsável por toda parte de média e comunicação social da delegação. Está indo como apoio técnico e também suporte para todas as situações emergenciais. É também atuante na Associação, sendo pai do paratleta mais novo filiado, o pequeno Bernardo Sanches, que é usuário de cadeira de rodas. Bernardo que era uma criança normal, mas aos 4 anos, sofreu uma doença rara, autoimune, chamada AMAN, que acabou tirando os movimentos das suas pernas. E foi com a pratica do Jiu-Jitsu Paradesportivo que Bernardo tem se readaptado e hoje é atual Campeão brasileiro de sua categoria e terceiro lugar do Pan-Americano.
Heliana Maria
Heliana Maria R. Q. L. Silva, Instrutora Voluntária do Trabalho do Jiujitsu Feminino com o Jiujitsu e Parajiujitsu na Escola Gracie Barra em Barra do Garças. Desenvolve junto desde os primeiros momentos do Parajiujitsu Internacional. Atuará no Staff como técnica de suporte a competição da equipe e acompanhante da pessoa com deficiência. Especialista no Tema da adaptação e readaptação com a experiência da evolução do Professor Elcirley como Esposa e incentivadora de mais de 850 famílias envolvidas no Processo da Escola Gracie Barra, voluntariando também na Associação Mato-grossense do Jiujitsu Paradesportivo.