Da Secom-BG
Em 2023, a Associação Mato-grossense de Jiu Jitsu Paradesportivo (AMTJJP) foi reconhecida como utilidade pública em Barra do Garças. Com o trabalho sendo realizado na academia Gracie Barra, a Associação foi oficializada no ano de 2019, mas deu seus primeiros passos em 2018.
Atualmente a academia Gracie Barra atende cerca de 110 pessoas, sendo 14 pessoas com deficiência (PcD). O treinamento tem mudado de diversas maneiras a vida dos atletas, paratletas e seus familiares.
De acordo com o paratleta e membro participativo da Associação, Alan De Kleber, o principal objetivo sempre foi tornar a Gracie Barra um centro de adaptação e readaptação de pessoas com deficiência para o mundo inteiro. “As mudanças são físicas e mentais quando você tem o esporte como seu aliado, além da melhor qualidade de vida”, explica o paratleta.
Em 2023, com o reconhecimento como utilidade pública, a Associação foi abraçada pela população barragarcense, pelos dirigentes e governantes de Barra do Garças. O paratleta destacou o apoio da Gestão Municipal em abrir as portas para o projeto e apoiar em todos os planejamentos e eventos.
“A entidade foi reconhecida porque desenvolve um trabalho de salvar vidas. É um trabalho diário e coletivo na formação de pessoas, não tem significado se não for por esse motivo”, ressalta Alan de Kleber.
Com participação em campeonatos nacionais até nível mundial, a Administração Pública esteve apoiando efetivamente a equipe de atletas e paratletas em suas participações nesses eventos.