Da Redação Avance News
05 de Setembro de 2023 às 17:23
Representantes da Sefin RO conheceram as metodologias utilizadas no cálculo e análise da receita pública
Durante a visita foram realizadas reuniões para apresentar os processos, sistemas e resultados obtidos pela Sefaz MT. Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional pela boa gestão fiscal, econômica e financeira, assim como nos debates acerca da mudança no sistema tributário nacional.
Para o secretário Adjunto de Receita Pública, Fábio Pimenta, o interesse do estado vizinho no trabalho desempenhado pelo fisco de Mato Grosso demonstra que a secretaria está trilhando o caminho certo, buscando a melhoria da eficiência na gestão fiscal e, por consequência, o aumento da arrecadação estadual.
“Estamos honrados em compartilhar nossas práticas bem-sucedidas com nossos colegas de Rondônia. Acreditamos que a troca de conhecimento só fortalece a gestão tributária e beneficia a população, que recebe os serviços e investimentos que são feitos com recursos públicos”.
Para o auditor fiscal e gerente de Incentivos Tributários e Estudos Econômicos da Sefin RO, Miguel Dib, o Fisco Rondoniense está fazendo um trabalho de estudo e levantamentos de dados para a reforma tributária e buscou em Mato Grosso a expertise do estado, para aprimorar suas análises relacionadas à reforma tributária.
“O trabalho da Sefaz MT está mais avançado e viemos atrás dessa expertise, de buscar mais conhecimentos, para a parte técnica, para nos ajudar a elaborar os nossos próprios trabalhos na Sefin. Essa troca de experiência é muito enriquecedora e vai nos ajudar não só para a Reforma Tributária, que é o objetivo mais de curto prazo, mas com outros trabalhos também”, afirma o auditor fiscal.
Essa troca de experiências e práticas bem-sucedidas aproxima ainda mais os fiscos, reforçando a importância da colaboração entre os estados vizinhos para o aprimoramento das políticas fiscais e da fiscalização. Além disso, possibilita uma administração pública mais eficiente e transparente.
Também participaram das reuniões, representando a Sefin de Rondônia, os auditores fiscais Hegel José Alves da Silva Júnior e Kleyve Jorge Brito dos Santos, além do chefe da Unidade de Pesquisa Econômica e Análise da Receita, Eliezer Pereira, do fiscal de tributos Ricardo Porto, da analista administrativo, Vallencia Gomes, e do superintendente de Controle e Monitoramento, Henrique Carnaúba.