Da Redação Avance News
Um aumento na mistura de etanol anidro à gasolina no Brasil para uma faixa de 30%, ante o atual patamar de 27,5%, ajudaria a enxugar a oferta e melhorar os preços do açúcar no país. A afirmação foi feita pelo CEO da Organização de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira, durante entrevista coletiva no Cana Summit, evento que está sendo realizado em Brasília entre hoje (2) e amanhã (3).
Nogueira disse que a medida, ainda em fase de estudos técnicos de viabilidade, se efetivamente adotada, diminuiria um pouco a oferta e poderia melhorar os preços do adoçante para as usinas.
Por outro lado, a produção de etanol de milho está aumentando, compensando parcialmente uma eventual diminuição na oferta de etanol de cana-de-açúcar. O CEO da Orplana também falou que o mercado de açúcar nacional é muito dependente do comércio internacional.
“Dependemos muito da posição, da conjuntura, da Índia e da Tailândia, grandes exportadores e produtores mundiais. Mesmo assim, nós acreditamos que o Brasil pode aumentar sua fatia no mercado mundial este ano, principalmente porque nossas usinas estão preparadas operacionalmente para fazer mais açúcar (se necessário), disse Nogueira.
Os preços globais do açúcar reagiram em fevereiro e março depois de atingirem mínimas de cinco meses em janeiro, respondendo a notícias de menor produção na Índia e à valorização do real ante o dólar, um fator que potencialmente inibe as exportações do Brasil.
Preços do açúcar
Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os contratos futuros do açúcar bruto estão oscilando ao redor de 19,40 centavos de dólar por libra-peso nesta quarta-feira, bem mais firmes alguns meses depois de caírem para o pior patamar em cinco meses, em 21 de janeiro, a 17,57 centavos.