O Banco do Brasil emitiu um comunicado alertando sobre o “golpe do falso concurso “, que tem circulado nas redes sociais e utiliza indevidamente o nome da instituição. Os criminosos criaram páginas fraudulentas para simular um processo seletivo, levando vítimas a realizarem pagamentos indevidos.
O esquema envolve a divulgação de uma página falsa de inscrição, onde os interessados são redirecionados para um site que exige um pagamento via PIX ou boleto para efetuar a inscrição e adquirir material de estudo.
Após receber diversas reclamações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o Banco do Brasil denunciou o caso às autoridades competentes e conseguiu derrubar o site e o perfil no Instagram vinculados ao golpe.
Desde quinta-feira (30), o termo era um dos mais pesquisado na internet buscando sobre o assunto e como evitar de cair no golpe.
Em nota oficial, a instituição esclareceu que não há inscrições abertas para nenhum concurso e não existe previsão para um novo processo seletivo.
“Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema”, declarou o banco.