documento cita que grave seca vem causando danos no setor da agricultura, agropecuária e atividades relacionadas
Da Redação Avance News
A Prefeitura de Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, decretou situação de emergência devido à falta de chuva no município. O documento foi assinado ontem (11) pelo prefeito Adilson Gonçalves (UB).
A situação de emergência do município em decorrência da grave seca foi discutida em uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (12), que reuniu o prefeito Dr. Adilson, o secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo e o presidente do Sindicato Rural, Luiz Junior Martins.
O decreto cita que o cenário anormal de estiagem entre o segundo semestre de 2023 e início de 2024 vem causando danos no setor da agricultura, agropecuária e outras atividades de agricultura familiar, conforme relatórios técnicos de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor.
De acordo com o Sindicato Rural, estima-se um prejuízo de até 100 mil hectares nas áreas produtivas municipais e da região.
Segundo a prefeitura, a decisão também levou em consideração parecer técnico da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O decreto é válido por 90 dias e pode ser prorrogado por igual período.