Da Secom-BG
De acordo com os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a empregabilidade de Barra do Garças em 2024 deve superar consideravelmente os números do ano anterior. Somados os dois primeiros meses do ano, o município ficou em 4º lugar com maior saldo de admissões, superando cidades como Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.
O saldo leva em conta as admissões subtraídas pelos desligamentos. No acumulado dos primeiros dois meses do ano, segundo o Caged atualizado, Barra do Garças teve 3.142 admissões e 1.866 desligamentos, o que resulta em um saldo de 1.276 contratações que se mantiveram no período.
Na 4ª posição, Barra do Garças superou os grandes polos econômicos de Mato Grosso, como Sorriso, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. Nesse ranking, a cidade ficou atrás apenas de Cuiabá (1º), Rondonópolis (2º) e Sinop (3º).
Os valores do município em número de contratações são consideravelmente melhores que os números de janeiro e fevereiro de outros anos desta década. Ou seja, Barra do Garças vem superando o problema de empregabilidade decorrente de 3 anos de pandemia da Covid-19.
Em 2023, o município registrou cerca de 11 mil admissões, o que mais contratou entre as 30 cidades da região do Araguaia. Com os valores promissores do início deste ano, a projeção de empregabilidade para 2024 deve superar o ano anterior, com números expressivos de abertura de postos de trabalho, contratações e permanência dos trabalhadores nesses empregos.