quinta-feira, 19 setembro 2024
spot_imgspot_img
HomeEconomiaBarra do Garças recebe projeto para impulsionar a rentabilidade na produção de...

Barra do Garças recebe projeto para impulsionar a rentabilidade na produção de carne e leite

Assessoria 

Em Barra do Garças (MT), será executado o projeto “Boas Práticas na Produção Pecuária”, realizado pela The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil), organização de conservação ambiental, e pelo Sebrae-MT, por meio do seu produto de suporte tecnológico Sebraetec. O Projeto conta ainda com o apoio do Programa Municipal Produzir, Conservar e Incluir de Barra do Garças (PCI-BG), e da iniciativa Escritório Verde, da JBS. O evento de lançamento ocorreu em agosto, no Anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças e no Sindicato Rural do município de Nova Xavantina (MT), com a participação de diversos produtores da região.

O objetivo do projeto é promover melhores práticas na pecuária de leite e corte da região. Para isso, os produtores receberão em suas propriedades visitas técnicas de especialistas, onde inicialmente será realizado um diagnóstico que engloba três aspectos: o social, com o levantamento da estrutura familiar e dos moradores da propriedade; o produtivo, incluindo o uso do solo, pastagens, rebanho, infraestrutura, máquinas, equipamentos e histórico da produção e, por fim, o diagnóstico ambiental, incluindo temas como regularidade ambiental, cobertura florestal na propriedade, entre outros.

Ao aderir ao projeto, e após a assinatura do termo de compromisso com o Sebrae-MT, o pecuarista participará da elaboração do Plano de Negócio da Propriedade Rural, além de receber visitas regulares para acompanhamento e execução do plano. O projeto é direcionado a pequenos e médios produtores e atenderá gratuitamente propriedades rurais situadas em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Campinápolis e em Nova Xavantina.

Jaqueline Macedo, gerente da unidade do Sebrae em Barra do Garças, destaca os benefícios para os produtores que participarão do projeto. “Essa consultoria irá proporcionar melhoria do desempenho produtivo animal por meio das adequações a serem sugeridas pelos técnicos; elevação da eficiência de utilização dos pastos, quando se tratar de ruminantes, possibilitando menor custo de produção e uso inteligente dos recursos naturais; maximização da utilização dos recursos existentes nas propriedades, além de aumentar o faturamento da propriedade”, finalizou.

Durante o evento de lançamento do projeto, Tassio Bizelli, supervisor de sustentabilidade da JBS (Escritório Verde), reforçou que a participação dos produtores deve atender aos critérios estabelecidos pela empresa há mais de 14 anos. Está vedada a participação de propriedades envolvidas com desmatamento, embargos ambientais, uso de trabalho análogo à escravidão, localizadas em unidades de conservação ambiental, Terras Indígenas, Territórios Quilombolas ou envolvidas em crimes de alto risco que causem danos reputacionais. Esses critérios foram amplamente adotados pelas instituições que também compõem o projeto.

Segundo Bizelli, a JBS vê a iniciativa como uma oportunidade de aumentar a qualidade da matéria-prima na região. “Vemos um grande potencial em um projeto como este. Tanto o PCI quanto o SEBRAE e a TNC estão enxergando um futuro e ajudando o produtor a entender melhor o que ele tem dentro da propriedade, para que possa produzir mais e com qualidade”, finalizou.

Para a presidente do PCI-BG, Jéssika Hirata, o “Boas Práticas na Produção Pecuária” vai ao encontro das metas do programa. “Esse projeto está dentro dos nossos eixos de atuação, ao estar diretamente ligado aos Eixos Incluir e Produzir. Assim, avançaremos cada vez mais”, pontuou. O coordenador do Eixo Incluir, Job Alves, também vê a iniciativa como uma oportunidade de avanço do programa. “Identificamos uma área de oportunidade para incrementar a cadeia produtiva do leite na agricultura familiar”, pontou.

O especialista da TNC em conservação do Cerrado, Fabio Peixoto, explica que a união com o produtor é uma peça-chave para a TNC. “Essa iniciativa vem contribuir com um ponto muito importante, que é a conexão com os produtores rurais. Entendemos que esse processo de conservação do ambiente necessariamente passa por uma melhoria na qualidade de acesso às informações, do ponto de vista dos produtores, e isso requer uma assistência técnica de qualidade. É isso que estamos tentando conectar através do Sebrae, conectando também com parceiros das cadeias produtivas, para que possamos chegar a sistemas produtivos mais resilientes que promovam de fato a conservação integrada à produção”, finalizou.

O projeto “Boas Práticas na Produção Pecuária” possui 100 vagas para pecuária de corte e 30 vagas para pecuária de leite. Ao todo, o projeto será executado durante dezoito meses. Produtores interessados devem procurar a unidade do Sebrae em Barra do Garças, localizada na Rua Simião Arraya, 628 – Centro, Barra do Garças – MT. Telefone: (66) 3199-0851.

Sobre a TNC

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil atua em cooperação com a TNC Global, organização que trabalha em 76 países, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. Saiba mais em nosso site e nos siga no LinkedIn e Instagram.

Sobre o Sebrae Mato Grosso

O Sebrae em Mato Grosso é, uma ferramenta prática, com múltiplas funções que capacita os pequenos empresários a fim de obterem as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia mais aberta e competitiva.  A missão da entidade define bem sua função e objetivos: “Transformar os Pequenos Negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Sobre o Escritório Verde da JBS

Iniciativa criada em 2021, os Escritórios Verdes da JBS são estruturas dentro das unidades Friboi, que oferecem consultoria e apoio técnico gratuito a qualquer produtor interessado em regularizar sua propriedade e adotar melhores práticas. Começando com 13 unidades, hoje já são 20, distribuídas por todo Brasil, nos Estados de AC, GO, MS, MT, PA, RO e TO. Essa iniciativa reflete o compromisso da JBS com o combate ao desmatamento e apoio na reinserção do produtor.

Sobre o PCI-BG

Criado por meio da Lei Municipal nº 4.156, de 23 de dezembro de 2019, que estabelece as diretrizes do programa Produzir, Conservar e Incluir no município de Barra do Garças, o PCI-BG é uma iniciativa replicada por meio da Estratégia PCI, criada na Conferência do Clima de Paris em 2015. Desde 2019, o programa tem contribuído para o desenvolvimento do município de Barra do Garças por meio de suas 44 instituições signatárias, incluindo a Prefeitura Municipal, a The Nature Conservancy (TNC) Brasil e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).

 

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS