Na última semana, o influenciador João Sallomé, conhecido como “pai da Malu”, publicou um vídeo em sua conta no TikTok relatando curiosidades sobre a paternidade. Entre as citadas, a que mais chamou a atenção dos usuários foi a de que bebês recém-nascidas podem ‘menstruar’.
No vídeo, que chegou a 689 mil curtidas, João conta que ‘quase morreu’ quando viu a fralda da sua filha suja de sangue. Assista o relato:
A discussão também chocou usuários do Twitter:
Apesar da ideia provocar pânico entre pais e mães, a médica Thaís Bustamante, pediatra neonatologista da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), conta que não é necessário se preocupar.
“Apesar de ser pouco comum, pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal em recém-nascidas”, diz a doutora.
Em casos como esse, Thaís orienta que “o único cuidado a ser realizado é a limpeza do local e a certificação de que não há alguma ferida na região genital”.
Por que isso acontece?
A especialista esclarece que a tal ‘menstruação’ é, na realidade, um sangramento que acontece por conta da passagem dos hormônios femininos da mãe para o sangue do bebê através da placenta ao longo da gestação.
“Quando a criança nasce, esse fluxo é interrompido e existe a possibilidade de que o endométrio da recém-nascida descame, ocasionando o sangramento”, explica Thaís.
Essa passagem de hormônios também pode provocar sintomas como corrimento, broto mamário — quando as mamas ficam levemente inchadas —, e pequeno inchaço na vulva.