Um ambiente lúdico, com novo mobiliário, acervo atualizado de livros, brinquedos educacionais e equipamentos tecnológicos estão sendo preparados para receber crianças, jovens e adultos luverdenses.
A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato foi contemplada com o Projeto Mundoteca, que tem por objetivo proporcionar para toda a comunidade, o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas para formação de leitores.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a seleção da biblioteca no projeto aproximará o cidadão luverdense ainda mais das atividades, que serão realizadas no espaço e também da literatura.
“Desde que assumimos a gestão da biblioteca, buscamos estratégias para potencializar os trabalhos, desenvolver projetos e atrair ainda mais visitantes e leitores luverdenses para a Biblioteca Monteiro Lobato, que tem uma grande e linda história. Ficamos muito felizes em saber que a FS, uma das maiores produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, nos escolheu para receber o Projeto Mundoteca e vai nos ajudar a oferecer ainda mais atividades literárias com qualidade para os cidadãos”, contou a secretária Luciana.
O projeto, idealizado pela FGM Produções, realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura tem o patrocínio da FS Fueling Sustainability, que doará ao espaço mais de 500 novos livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros, além de 30 tablets para uso da comunidade. “A leitura é um portal para o conhecimento. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico e amplia a habilidade oral e escrita. Por essa razão, tivemos total identificação com o Mundoteca, já que a iniciativa vai ao encontro dos pilares sociais da FS: conhecimento, qualidade de vida e inclusão. Com essa sinergia, pretendemos continuar impactando positivamente as comunidades nas quais estamos inseridos”, ressalta o CEO da FS, Rafael Abud.
Em Lucas do Rio Verde, o projeto será lançado no dia 05 de abril. Durante seis meses, a Mundoteca vai acompanhar e promover ao espaço, atividades como leituras mediadas, eventos culturais e sociais, palestras e sessões de filmes, entre outras atividades de incentivo à leitura.
“Acreditamos que a leitura é um direito e condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções e idealizadora do projeto.
Para integrar os agentes culturais e os profissionais da rede pública de ensino a Mundoteca, será realizada no dia 31 de março, às 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), a palestra “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo”. A atividade será ministrada por Marta Pinto Ferraz, que é coordenadora pedagógica do projeto e especialista em leitura e literatura infantil.
Os interessados em participar da palestra, devem se inscrever através do formulário: .
Sobre o Projeto Mundoteca
O Projeto Mundoteca foi criado em 2019, com a implantação das primeiras bibliotecas nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Em 2022, inaugurou espaços em Santa Catarina, nas cidades de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis.
Após as aberturas nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, a Mundoteca será implantada também nas cidades de Cotia (SP), Açailândia (MA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA).
Evento:
• Palestra: “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo”.
• Quando: 31 de março (sexta-feira)
• Horário: 19h
• Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep)
• Inscrições: