sábado, 30 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaBolsonaristas temem efeito de investigações sobre 'Abin paralela' nas eleições municipais

Bolsonaristas temem efeito de investigações sobre 'Abin paralela' nas eleições municipais

Apesar de não ser um tema da eleição municipal, a operação deflagrada nesta quinta-feira (11) pela Polícia Federal sobre a Abin paralela pode ter efeito negativo para candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Aliados do político temem, por exemplo, a divulgação do conteúdo do áudio citado nos relatórios da PF que registra uma reunião entre o ex-presidente e Alexandre Ramagem – que era diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no período investigado.

A depender do que está gravado, a força política de Bolsonaro pode ser afetada durante as eleições municipais. Principalmente nas grandes capitais, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

“Grampo de inimigo já é complicado, agora, grampo de um amigo é muito pior”, analisa um aliado do ex-presidente da República no Congresso Nacional.

Segundo um interlocutor de Bolsonaro, uma eventual conversa do então no sentido de tentar ajudar, de forma irregular, seu filho Flávio Bolsonaro (senador, PL-RJ) pode ter um efeito explosivo – e deixar Jair acuado.

É possível prever, desde agora, um efeito imediato: danos à pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura do Rio.

Ramagem foi lançado na disputa pelo ex-presidente, mas agora a cúpula do PL já avalia se faz sentido manter ou não o ex-diretor-geral da Abin na eleição municipal.

Veja em 5 pontos o que a operação da PF revelou sobre a Abin paralela

Polícia Federal deflagra nova fase de operação que investiga esquema de espionagem ilegal dentro da Abin no governo Bolsonaro

Reunião gravada

A existência de uma gravação de uma reunião entre Bolsonaro, Alexandre Ramagem, general Augusto Heleno e uma advogada de Flavio Bolsonaro se transformou no grande tema das conversas entre aliados do ex-presidente depois que o sigilo da quarta fase da Operação Última Milha foi retirado.

Segundo as investigações da Polícia Federal, no encontro, Ramagem teria discutido uma estratégia para anular um processo contra o filho de Bolsonaro e perseguir auditores da Receita que atuaram no caso.

“Por que Ramagem não destruiu esse áudio? Qual era o objetivo dele? Por que ele fez a gravação?” são algumas das perguntas nas conversas entre bolsonaristas de alto escalão.

Esses aliados do ex-presidente destacam a confiança que Bolsonaro sempre depositou em Ramagem – defendendo-o publicamente da acusação de ter criado uma Abin paralela para monitorar adversários do ex-presidente da República.

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS