Da Redação Avance News
Neste ano, a instituição ofertará quase 5 milénio vagas divididas em ampla concorrência e cotas para todos os cursos de graduação.
A Bonificação de Inclusão Regional (BIR) prioriza candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em Mato Grosso ou em municípios de estados vizinhos que estejam até 100 km de intervalo de um campus da UFMT, uma vez que é o caso da cidade de Aragarças – GO. Localizada na mote dos dois estados, o município fica próximo ao Campus do Araguaia, que possui unidades em Barra do Garças – MT e Pontal do Araguaia – MT.
Também serão contemplados os estudantes que concluíram o ensino médio pela Ensino de Jovens e Adultos (EJA), pelo Examinação Pátrio para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou também por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
O acréscimo na nota terá efeito exclusivamente classificatório e não será levado em consideração para eventuais critérios eliminatórios. Vale ressaltar que a bonificação de inclusão regional não é cumulativa com a suplente de vagas definida pela Lei 12.711, portanto, o candidato deverá no ato de matrícula do SISU fazer a opção.
Cronograma
O resultado da chamada regular do processo seletivo do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Chegada. Já as matrículas dos candidatos selecionados ocorrerão entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Na UFMT essa lanço acontece via pré-matrícula online, com envio de documentos digitalizados. Para aqueles não selecionados na chamada regular, é provável manifestar, via sistema, o interesse em participar da lista de espera. Essa lanço acontece entre os dias 30 janeiro e 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos dessa lista deve ocorrer a partir de 16 fevereiro.