O Botafogo enfrentou o América-MG neste domingo (28), no Nilton Santos, e provou, mais uma vez, porque é o primeiro colocado da tabela do Campeonato Brasileiro.
Com uma atuação segura, o Alvinegro não deu chances ao adversário, venceu por 2 a 0 e chegou aos 21 pontos e segue como líder isolado.
Por outro lado, o Coelho segue afundado na zona de rebaixamento, com quatro pontos, na 19ª posição.
Com os resultados do fim de semana a distância do Botafogo para o vice-líder aumentou para cinco pontos. O Palmeiras, que empatou com o Atlético-MG no Mineirão, é o segundo colocado, com 16 pontos.
Botafogo e América voltam a campo na quarta (31), em busca das vagas nas quartas de final da Copa do Brasil. O Coelho visita o Internacional, em Porto Alegre, após vencer o jogo de ida por 2 a 0.
O Glorioso recebe o Athletico-PR, no Nilton Santos, após perder por 3 a 2 na Arena da Baixada, em Curitiba.
No embalo de Júnior Santos!
Foram necessários menos de três minutos para confirmar a boa fase alvinegra. Após o apito inicial, o time de Luís Castro teve paciência para girar a bola até Marlon Freitas encontrar Di Placido, com espaço, pelo lado direito. O cruzamento encontrou a cabeça de Júnior Santos, atacando a pequena área em velocidade: finalização precisa, sem chances para o goleiro do América, abrindo o placar!
GOL NA VELOCIDADE DE UM RAIO! ⚡️⚽️
Di Placido foi cirúrgico no cruzamento e achou Júnior Santos na área para abrir o placar. O Glorioso tá na frente! 🥅 #VamosBOTAFOGO
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/sN3cT3KcuR
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 28, 2023
Coelho não reage e corre riscos
Se a estratégia de Vagner Mancini passava por uma postura mais defensiva, ela teve que ser alterada logo de cara. O América até tentou equilibrar o confronto, mas não encontrou alternativas. O Botafogo, com qualidade para cadenciar o jogo e acelerar na hora certa, teve as melhores chances e não correu riscos.
As duas vezes que o Coelho chegou a chutar com perigo, os impedimentos foram assinalados.
Já o Alvinegro manteve o bom nível, controlando o jogo a partir do meio de campo, com Tchê Tchê, Marlon Freitas e Lucas Fernandes acionando os velozes Luis Henrique e Júnior Santos.
Eduardo, improvisado como “9” na ausência de Tiquinho Soares, também foi bem, mas o placar não voltou a ser alterado antes do intervalo.
O melhor lance foi aos 30, com Lucas Fernandes finalizando rente à trave.
Alvinegro sufoca e amplia!
Sem mudanças, o Alvinegro repetiu o bom início no segundo. Antes dos 15 minutos, foram pelo menos três chances reais de ampliar o placar.
Júnior Santos acionou Eduardo, que acertou o travessão no primeiro minuto. Aos oito, Lucas Fernandes finalizou de primeira e Mateus Pasinato fez boa defesa. Dois minutos depois, o meia apareceu na área mais uma vez, acertando a rede pelo lado de fora.
Controle e confiança do líder da Série A
Fazendo jus à posição que ocupa na tabela do Brasileirão, o Botafogo seguiu com o domínio absoluto da partida. Diante do bom desempenho coletivo e individual do Alvinegro, também ficaram claras as fragilidades do América-MG. Até por isso, o goleiro Lucas Perri foi um mero espectador até o apito final.
O Botafogo, com as entradas de Victor Sá, Raí e Janderson, esteve mais perto de ampliar o placar, mas não o fez. De todo modo, terminou o jogo com a bola, trocando passes, entoados pelo “olé” da torcida.
Botafogo 2 x 0 América-MG
Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson (Phillipe Sampaio), Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Raí); Júnior Santos, Luis Henrique (Victor Sá) e Eduardo (Janderson).
Técnico: Luís Castro.
América-MG: Mateus Pasinato; Marcinho, Iago Maidana, Wanderson e Danilo Avelar; Lucas Kal, Breno (Juninho) e Martínez; Felipe Azevedo (Mastriani), Everaldo (Mateus Gonçalves) e Renato Marques (Aloísio).
Técnico: Vagner Mancini.