Em entrevista na manhã desta terça-feira (7) o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Eduardo Botelho (União) afirmou que não deve se candidatar novamente ao cargo de prefeito, ou outro cargo do Executivo, em uma próxima eleição. Ele afirmou que irá buscar sua reeleição como deputado e destacou que seu foco será a defesa da agricultura familiar no estado.
Desde antes do União Brasil definir quem seria o seu candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições de 2024 o deputado Eduardo Botelho já vinha manifestando seu sonho de ser prefeito da capital. Ele chegou a travar uma disputa interna no partido, contra Fábio Garcia, e considerou trocar de sigla para viabilizar sua candidatura.
O governador Mauro Mendes acabou decidindo pelo nome de Botelho, porém, apesar do favoritismo inicial, não chegou ao segundo turno. Em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real FM (98.3), na manhã de hoje (7), Botelho afirmou que não irá mais concorrer a cargos majoritários.
Eu gosto da política. Eu gostaria de ter sido prefeito de Cuiabá, não é por algo pessoal (…), mas eu pretendia, como prefeito, fazer uma grande administração em Cuiabá, grande transformação no Centro de Cuiabá, não tive [a oportunidade], passou, isso acabou, não tenho mais previsão minha de candidatar a cargos executivos, acabou, mesmo por conta da idade, eu vou fazer 66 anos, acho que não tem mais tempo para isso, mas eu posso ficar dentro da Assembleia Legislativa como deputado e continuar trabalhando.
O presidente da Assembleia, que inclusive ficará de fora da Mesa Diretora pelos próximos dois anos, disse que seu foco será a defesa da agricultura familiar.
Eu estou aí trabalhando com o vice-governador Otaviano Pivetta, convencendo ele de que nós temos que fazer um trabalho específico com a agricultura familiar da baixada cuiabana, de todo o estado. Nós viabilizamos o agronegócio (…), mas não podemos esquecer que temos mais gente na agricultura familiar do que no agronegócio, então nós temos que trabalhar nisso (…), precisa do Governo, isso que o governador Mauro Mendes e o governador Otaviano Pivetta, que vai ser o próximo governador, [tem] que nos ajudar.
Para 2026, Eduardo Botelho confirmou que irá se candidatar novamente ao cargo de deputado estadual, com foco nesta pauta.
Eu vou ser candidato à reeleição e vou continuar nessa luta, nessa defesa, nessa esperança de ver a agricultura familiar viabilizada, ver os pequenos nossos, tendo condições de vender, de comprar, de ter sua caminhonete, de pagar os estudos do seu filho, é isso que é o meu sonho, disse o deputado.
Eu tenho certeza que foi uma frustração do saudoso senador Jonas Pinheiro, que foi o homem que ajudou a viabilizar o agronegócio, mas não conseguiu, isso ele falou várias vezes para mim, ainda não tinha conseguido viabilizar (…), não conseguiu criar uma estrutura para ajudar os pequenos. Eu também sinto-me meio frustrado porque nós ainda não conseguimos chegar nesse ponto, revelou o parlamentar.