Da Redação Avance News
Ministros da Agricultura e autoridades de 60 países participaram do 17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura (GFFA), realizado de 15 a 18 de janeiro, na Alemanha. O encontro debateu como a bioeconomia pode impulsionar uma agricultura sustentável e os esforços necessários para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero até 2030.
Na conferência ministerial que encerrou o evento, foi apresentada uma proposta global para uma bioeconomia transformadora, baseada na economia circular, com foco em sustentabilidade, resiliência e inclusão. O documento enfatiza o uso de recursos renováveis e o respeito aos limites ecológicos, alinhando a agricultura à Agenda 2030 e ao Pacto para o Futuro.
Protagonismo Brasileiro
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, liderou a delegação brasileira. Ele destacou políticas públicas e iniciativas que promovem um modelo agrícola adaptado às mudanças climáticas, focado na segurança alimentar e na preservação da biodiversidade.
“Por décadas, a produção agrícola do Brasil cresceu de forma impressionante, ajudando a reduzir a pobreza e garantindo segurança alimentar global. Graças a novas tecnologias, manejo sustentável e recuperação de pastagens degradadas, o Brasil se tornou o maior exportador líquido de alimentos do mundo, contribuindo significativamente para a segurança alimentar global”, afirmou Neto.
Durante o fórum, o Brasil apresentou o painel “Diversidade à ação: Colaboração global para alcançar uma bioeconomia sustentável na agricultura”, organizado pelo IICA. Representantes de diferentes países conheceram tecnologias brasileiras e discutiram desafios e oportunidades de cooperação global no setor.
Preparação para COP 30 e G20
Pedro Neto também participou de uma mesa-redonda com ministros de diferentes países, abordando a presidência brasileira no G20, a Iniciativa sobre Bioeconomia do bloco e a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os debates reforçaram o protagonismo brasileiro em sustentabilidade e agricultura global, preparando o país para liderar a COP 30.
Parcerias Internacionais
Em encontro com o ministro da Agricultura do Congo, Grégoire Mutshail Mutomb, foram discutidas cooperações bilaterais, especialmente no cultivo de milho. A comitiva brasileira incluiu representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.